Acredito que
muitas pessoas gostariam de possuir uma bateria de celular que não necessitasse recarregar nunca, e sempre estivesse com carga 100%, então seu aparelho celular
estaria sempre disponível para utilização, independente de uma tomada ou carregador para recarregá-lo. Na verdade acho que simplesmente uma bateria que
durasse pelo menos 2 ou 3 vezes mais do que a bateria que possui já estaria de bom tamanho.
Uma bateria com duração infinita é claro que não existe, mas baterias de celular com uma durabilidade da carga maior existe, porém isso vai depender do fabricante, e qual amperagem a bateria trabalha, entre outro requisitos.
E quando
você compra aquele carregador portátil que promete recarregar sua bateria sem
conectar na tomada, porém não recarrega nada, apenas mostra que está carregando, as
vezes até carrega, mas não é aquela carga suficiente para uma boa utilização
do aparelho, de forma que atenda suas necessidades, e sabemos que na nossa realidade é praticamente o dia todo, utilizamos o celular boa parte do nosso tempo, então o que fazer com ele
carregador portátil que você comprou e não conseguiu utilizar corretamente?
Porque meu carregador portátil não recarrega a bateria do celular corretamente?
Provavelmente você pagou um valor muito baixo por ele, por esse motivo
não atendeu suas expectativas, não é verdade?
Os carregadores portáteis "reais", de
boa qualidade, realmente cumprem o que prometem, mas os falsificados
dificilmente vão fazer o mesmo, pode até
dar uma carga legal, mas não tem a mesma qualidade de performance e utilização no dia-a-dia, apesar que já postei videos no Canal Fazendo Arte (Link do Canal no Youtube no final da postagem) mostrando power banks comprados no camelô que tiveram performance muito boa. Mesmo assim, não recomendo compra desses aparelhos comprados naquela banquinha da feira, banquinhas da esquina da sua casa, o melhor é pagar mais por um produto de qualidade, que vai te oferecer desempenho e segurança.
Essa postagem e o video postado no Canal Fazendo Arte, foi baseado em uma plaquinha de power bank que encontrei jogada na rua. Ela estava apenas com o encaixe micro USB fêmea que recarrega a bateria do carregador, porém estava sem o encaixe USB fêmea utilizado para conectar o cabo USB e recarregar o celular, então peguei um encaixe USB fêmea e soldei na plaquinha. Também peguei uma célula de bateria de notebook para recarregar o celular, não é necessário que a bateria do notebook seja nova, pode ser aquela bateria velha que não consegue mais ligar o notebook, porém como essas células de bateria de notebook possuem 3.7 volts, é possível utilizar no power bank tranquilamente, isso se não estiver muito gasta, realize o teste com o multímetro.
Afinal, como posso recuperar e melhorar meu carregador portátil?
A melhor forma para recuperar um power bank sem gastar muito, é justamente utilizar células de bateria de notebook. Além de ajudar com a questão da sustentabilidade, reciclagem, ainda ajuda o seu bolso. Só tome cuidado quando for remover as células da bateria de notebook, uma célula apenas possui em torno de 3.7 volts, porém ligadas em série a voltagem pode aumentar muito. Gosto sempre de compartilhar experiências, teve uma vez que liguei várias células de bateria de notebook em série, positivo com negativo, positivo com negativo. Sem querer os fios encostaram causando um curto-circuito, o fio queimou e saiu mutia fumaça. Então fica a dica para que você não venha sofrer algum acidente.
Se a placa do power bank não estiver danificada, simplesmente trocando as células, o desempenho vai melhorar muito. Outro ponto é a placa responsável por "sugar" a carga da célula e enviar para o celular, conforme relatei, achei uma placa de power bank jogada na rua, depois comprei um power bank por uns 5 ou 10 reais, se não me engano, comprei no camelô mesmo. A diferença de quantidade de componentes na placa achada na rua para a placa do power bank pequeno comprado no camelô foi muito grande. Acredito que a placa do power bank achado na rua, era uma placa de power bank original, pois tinham muitos componentes, já o power bank do camelô não tinha quase nada. Outro fato é que ao realizar o teste
Testando a célula de bateria na placa do power bank achado na rua
Antes de postar o video no Youtube, fiz um teste com meu celular. Primeiro, o celular obteve uma carga de 80%, estava com 20 %, utilizei o aparelho até que o mesmo desligasse, então coloquei para recarregar novamente, sem ter recarregado a célula, então consegui mais uma carga de 55%, realmente me surpreendeu bastante, pois se trata de uma única célula de 3.70 volts.
Porém, no meio do procedimento acabei danificando a plaquinha que eu tinha achado. Por descuido acabei ligando o positivo no negativo e o negativo no positivo, saiu até fumaça, conforme foi possível ver no video. Mas não desisti, peguei um celular que estava com carga de 3% e coloquei para recarregar, consegui obter um pouco de carga, acredito que pelo fato de ter ligado os fios incorretos, e ter danificado a placa, a mesma não teve os mesmos resultados do dia anterior, quando na primeira carga consegui recarregar de 20 até 80%, e na segunda carga de 0 a 55%, porém, mesmo a placa danificada, ainda está carregando o celular.
Posição dos fios e cores no USB fêmea
A sequência de cores e fios para ligar o encaixe USB padrão é essa da imagem abaixo:
Vermelho positivo
Branco é dados negativo
Verde é dados positivo
Preto é negativo.
Porém nesse esquema do carregador portátil, não é necessário utilizar os fios branco e verde, não tem utilidade, pois iremos transferir apenas carga, não dados, porém caso você for fazer algum tipo de cabo, como um extenso para aumentar o tamanho do seu cabo USB por exemplo, é necessário ligar os fios de dados, fios branco e verde.
INVERTIDO
|
Posições e cores do USB fêmea |
Na imagem USB de demonstração, utilizei as cores "padrão" que geralmente encontramos nos cabos USB, porém nem sempre essas são essas cores. Caso as cores forem diferentes, realize testes utilizando um multímetro, é só posicionar o seu USB fêmea conforme a imagem.
Atenção:
Procure não errar quando for ligar os fios positivo e negativo, vermelho e preto, pois como vimos no video postado no Canal Fazendo Arte, liguei de forma incorreta e quase danifiquei por completo a placa do power bank, muito cuidado!
A saída USB de uma lanterna lampião solar funciona bem?
Informação atualizada em 21/05/2020
Como essa postagem é relacionada a carregador portátil, resolvi acrescentar esse tópico que tem tudo a ver com o assunto, pois recentemente postei um video sobre Lampião Lanterna USB, que inclusive possibilita recarregar a bateria do aparelho através da luz solar, muito bom para quem vai acampar ou fazer coisa parecidas, longe das facilidade que temos em casa com luz elétrica a vontade.
O objetivo do video era apenas consertar a lanterna que não estava funcionando corretamente, então constatei que um fio que ligava a lanterna estava rompido, soldei o fio em seu devido lugar e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
Fazendo alguns testes e experiências para passar mais dicas no Canal, verifiquei que algo estava totalmente incorreto na porta USB do aparelho, ela não estava "jogando" 5 volts para fora, isso realmente não é nada legal para recarregar o celular ou qualquer aparelho satisfatoriamente, pois como sabemos, no power bank existe uma placa que transforma os 4.2 volts da célula, ou das células totalmente carregadas em 5 volts, inclusive esses 5 volts ficam constante. Independente se a célula esteja com 4.2 volts, 4.0 ou 3.7 volts por exemplo, a porta USB precisa enviar 5 volts para o aparelho que está carregando, coisa que essa Lanterna Lampião não faz, pelo menos essa que mostrei não faz.
Se você quiser comprar um aparelho como esse que funcione corretamente, pesquise bastante um modelo que desempenhe bem as funções, pois vimos inclusive que a porta USB mostrou mais de 5 volts, na verdade ela libera a voltagem que estiver nas pilhas do aparelho, parece que a placa não desempenho papel nenhum, pois a mesma voltagem das pilhas podemos confirmar na porta USB, muito estranho isso, tenha cuidado para não acabar danificando seu celular.