Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Como fazer cabo P2/P3 X USB fêmea


Um dos cabos mais pedidos no Canal Fazendo Arte é o Cabo onde temos um plug p3 em uma ponta e na outra ponta um plug USB fêmea ou USB macho. 
Esse procedimento é relativamente fácil, comparado a outros procedimentos que já fizemos, como por exemplo no caso do cabo OTG, onde tivemos que abrir o plug micro USB para juntar as vias 4 e 5, isso quando o plug micro USB não possui as 5 vias para "fora".
Na verdade, muitos dos comentários que recebi no Canal Fazendo Arte no YouTube, (Link do Canal no Final da postagem) o pessoal me pediu para fazer um cabo P2 x USB, mas acho que queriam dizer P3 x USB, uma vez que o plug p3 possui 4 vias, já o P2 possui apenas 3 vias, logo não é possui ligar o USB, que possui 4 vias, em um plug com apenas 3.


Como sempre faço, vou pesquisando mais informações sobre o assunto, o que eu for descobrindo compartilho aqui no Web Fazendo Arte.
Nesse procedimento simplesmente temos que saber onde soldar cada fio nas vias correspondentes dos plugs, então vamos ao passo a passo:




VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp























Ferramentas e materiais para o procedimento
Você precisará de materiais para soldagem, como por exemplo ferro de solda, pasta de solda, estanho, multímetro, entre outros materiais, como pinça, alicate, suporte para segurar as peças, auxilia você na hora de soldar, inclusive já passamos dicas de como fazer seu próprio suporte caseiro para soldar aqui no Fazendo Arte. Falando também de materiais e ferramentas para soldar, se você tiver dificuldade para realizar os procedimentos, talvez o video e postagem onde passamos dicas para fazer ponta de ferro de solda possa te ajudar. Sempre tive bastante dificuldade para soldar, mesmo assim sempre consegui fazer o procedimento, porém após "descobrir" uma ponta de ferro de solda improvisa utilizando um Kit de bits, jogos de chaves que podemos trocar as pontas, chave de fenda, chave philips entre outros, resolvi testar uma ponta fina que veio no jogo e não tinha utilidade para mim, acabei encontrando a ponta de ferro de solda perfeita, parece que nunca estraga e está sempre fininha, perfeita para realizarmos os procedimentos. Resolvi tocar nesse assunto pois o ferro de solda é o item mais importantes para realizarmos o procedimento.
Ponta de ferro de solda improvisada, pega o estanho mais facilmente utilizando pasta de solda
Passo 1 - Onde conseguir os plugs 
Como no Canal Fazendo Arte sempre procuro passar a ideia de sustentabilidade, reciclagem, utilizei um plug USB fêmea que removi de um carregador quebrado, inclusive achei esse carregador na rua,
(tem a playlist de coisas achadas na rua no Canal Fazendo Arte) o plug USB macho e p3, reaproveitei de fios e cabos velhos que tenho sempre guardado para trazer mais ideias para o Canal. 
Removendo o USB da placa de um carregador achado na rua
Para remover o USB ou outros tipos de plugs, insira um pouco de estanho nos pontos de solda, assim ele soltará da placa mais facilmente, inclusive caso você queria reaproveitar a placa, quanto mais rápido você remover a peça, menos ela terá suas "trilhas de solda" danificadas.
Após aplicar estanho novo nos pontos de solda, é só segurar a peça com um alicate por exemplo, então vá tentando esquentar os pontos por igual utilizando o ferro de solda, até a peça soltar. Se você tiver um sugador de solda, poderá facilitar ainda mais o procedimento, pois para remover esse tipo de peça, você precisa esquentar os 4 pontos por igual.
Removendo o USB fêmea da placa 
No caso do p3 macho você pode reaproveitar de fones de ouvido, pois como sabemos, fones de ouvido quebram fácil, então provavelmente você deve ter aqueles "restos" de fones jogados em alguma  gaveta na sua casa. Coloquei a palavra restos entre aspas porque um fone velho e quebrado nunca é resto para o Web Fazendo Arte, praticamente tudo pode ser reciclado e reaproveitado, com tanto que os alto falantes estejam bons, veja a playlist SÓ CONSERTO DE FONES DE OUVIDO lá no Canal Fazendo Arte no Youtube (Link do Canal no final da postagem). 
Para reaproveitar o plug você deve fatiar e remover a capa do plug, alguns saem mais fáceis, outros não, alguns fones inclusive são quase impossíveis de serem reutilizados, principalmente  se os pontos de solda forem muito próximos um do outro, então quanto mais longe os pontos de solda, mais facilmente você conseguirá reaproveitar e solda, lembrando que a pasta de solda e indispensável para o procedimento, é quase impossível uma solda de qualidade para esse tipo de procedimento sem utilizar pasta de solda, é até possível, mas fica muito mais difícil, sem contar que um potinho de pasta de solda custa em média 9 reais e dura anos.
Limpeza do plug p3
Passo 2 - Esquema para ligação dos fios
Agora que você já tem todos os materiais necessário para o procedimento e também os plug e fio, com esse esquema da imagem a baixo, você já tem as posições e cores dos fios para soldar corretamente. Posicione a peça conforme a imagem abaixo, assim terá uma melhor visão e não errará  na hora de soldar os fios, pois caso inverta algum fio, principalmente o positivo e negativo, você pode acabar danificando o aparelho ou o dispositivo conectado, muito atenção nas posições dos fios.

----------positivo - fio vermelho
----------dados negativo - fio branco
----------dados positivo - fio verde
----------negativo - fio preto

Se necessário, coloque um pouco de estanho novo caso o ponto que vai soldar o fio esteja limpo conforme a imagem abaixo, é sempre bom renovar o estanho utilizando pasta de solda, pega muito mais fácil na peça.
Com todos os pontos pronto para receber os fios é só solda-los.
Cores e posições do cabo P3 x USB, soldando no plug p3

Cores e posições do cabo P3 x USB, soldando no plug USB fêmea
Passo 3 - Acabamento 
Como disse, esse cabo é bem simples de fazer, principalmente se você já acompanha os videos do Canal Fazendo Arte, pois já fizemos diversos videos consertando fones de ouvido, cabo Usb, OTG,  fazendo adaptadores, entre outros. Esse procedimento acaba sendo uma junção dessas dicas que passamos no Canal.
Para fazer o acabamento, sugiro aquela última ideia geral que apresentamos no Canal, utilizando espaguete termo retrátil, linha de costura e cola quente.

Acabamento com cola quente, linha de costura e espaguete termo retrátil
Realmente de todas as experiências que fizemos no Canal para encontrar o melhor acabamento em plugs, essa ideia com espaguete termo retrátil, cola quente e linha de costura foi a melhor de todas, pois e deixou os plugs mais reforçados e com uma aparência melhor. Se você fizer corretamente utilizando esses materiais, o plug fica muito resistente mesmo, pois não adianta nada você saber as posições dos fios, soldar no plug corretamente se você não fizer um bom acabamento para assegurar a durabilidade do cabo.

Esquentando o espaguete termo retrátil para finalizar o acabamento do plug p3
Após esquentar o espaguete termo retrátil, ele deve ficar com aparência conforme imagem abaixo, agora é só fazer o mesmo acabamento no USB fêmea para finalizar o procedimento. Você pode utilizar espaguete termo retrátil de cor preta ou até mesmo outra cor de sua preferência, caso não queria que os fios fiquem a mostra como podemos ver na imagem.

No acabamento do plug USB, se você preferir pode utilizar apenas cola quente, porém se preferir um acabamento melhor e reforçado, além da cola quente pode utilizar também espaguete termo retrátil.
Com apenas cola quente, o acabamento tanto do P3 como do plug USB fica legal, porém no plug USB fêmea utilizei um tipo de espaguete termo retrátil que possui uma espécie de cola nas bordas por dentro, então ao ter contato com o calor a cola derrete e trava totalmente o plug, fica extremamente reforçado. Se você utilize espaguete termo retrátil comum, sem cola nas bordas internas fica muito bom também. 
Acabamento com espaguete termo retrátil 
Cabo P1 X USB
Informações atualizadas em 13/08/2019
Acabei de postar o video fazendo o cabo P1 X USB, o video está na playlist ADAPTADORES E ADAPTAÇÕES, acesse o Canal Fazendo Arte aqui e confira
Para fazer esse cabo onde temos o plug P1 macho em uma ponta e na outra um plug USB macho, peguei como base o primeiro cabo que fizemos dessa categoria. Acredito que a ordem para soldar os fios sejam iguais, pois geralmente para esses plugs é seguido um padrão de ligação, e como para fazer o cabo P3 X USB eu tive que comprar um cabo para pegar como base, o P1 X USB deve ser a mesma ordem para soldar os fios, ficando nessa assim:
Posições e cores dos fios USB para ligar no P1 
Ressaltando que nem sempre é bom levar em consideração apenas as cores dos fios, é sempre bom confirmar se as posições correspondem, fazendo teste de continuidade com um multímetro, conforme mostramos lá no video postado no Canal Fazendo Arte.
Como disse no video postado lá no Canal, eu vou procurar algum aparelho para testar o cabo, ou até mesmo comprar um cabo desse tipo para confirmar as informações passadas. Se você  for fazer o cabo P1 X USB pegando essa postagem como base, tenha cuidado, pois ainda não tive a oportunidade de testá-lo. O aparelho bluetooth que achei na rua realmente deve trabalhar com um cabo desse tipo, pois o dispositivo possui apenas uma entrada P1 fêmea.
Com certeza encaixamos um cabo P1  para recarregar a bateria e também plugamos o mesmo tipo de cabo para saída de som, porém ao plugar o cabo P1 X USB nele, o dispositivo desliga. 
Testando o cabo P1 X USB no 
Talvez o aparelhos desliga porque ele é aquele tipo de bluetooth que só funciona enquanto não está carregando a bateria, porém fiz um teste com a bateria descarregada, deixei carregando por algum tempo e não pegou carga, e então não consigo afirmar com certeza que o cabo funcionou. 
Também não consigo afirmar que o dispositivo bluetooth está funcionando "100%", porque consertamos ele em um outro video, talvez os componentes que eu coloquei para consertar o bluetooth achado na rua, não sejam totalmente adequados, e por isso quando conectei o cabo P1 X USB nenhum Led acendeu, então nesse momento não consigo confirmar com certeza que essa é a ordem de ligação, pois é sempre bom mostrar o cabo funcionando.
Mesmo tendo quase certeza que essa é a ordem de ligação, ainda não posso confirmar. Vou fazer mais algumas pesquisas e logo  mais confirmo a ordem dos fios e mostro o testes aqui.
Essas dicas e procedimentos são direcionados para aquelas pessoas que gostam de fazer seus próprios cabos e adaptadores , bem como consertos de fones de ouvido e cabos em geral, pois o acabamento é algo muito importante para durabilidade do cabo. 
Se você não possui as ferramentas e materiais para o procedimento, o melhor então é comprar o cabo, não custa tão caro assim, custam em média de 5 a 10 reais pelo que pesquisei, alguns um pouco mais. 
Aqui no Web Fazendo Arte sempre vamos incentivar a reciclagem, pois como todos sabem, quanto mais as pessoas reciclarem as coisas, reaproveitando o que for possível, mais o planeta e a nossa qualidade de vida agradece. 

Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios