Se você está procurando uma solução para o problema de memória que o seu celular está passando, talvez a solução seja mais simples do que parece. Essa postagem é dedicada à aquelas pessoa que estão com problema onde a memória do celular é esvaziada, os arquivos, fotos, músicas, vídeos etc.. são removidos, e a consultar continua como se nenhum arquivo tivesse sido removido.
No exemplo, utilizaremos um celular Moto G segunda geração (TV 16 GB) que estava exatamente por esse problema.
Para iniciar o procedimento, desligue seu aparelho, no caso do celular moto G 2, segure o botão power ( liga/desliga) junto com o volume para baixo ( volume menos) por 3 segundos
Você será direcionado para essa tela da imagem abaixo, selecione a opção BP Tools, utilizando o volume para baixo ( volume menos) para mover o "cursor" ( faixa azul), quando a faixa estiver em cima da opção BP Tools, aperte o volume para cima (volume mais) e a opção será selecionada, pronto, agora é só utilizar seu celular que provavelmente o problema foi resolvido, realize um teste inserindo um arquivo (grande) como um vídeo, veja quanto tem de memória disponível e quanto ficou depois que o arquivo de teste foi excluído.
No canal Fazendo Arte também tem um vídeo exemplificando a resolução do problema, acesse nosso Canal.
Posso instalar aplicativos no cartão SD para deixar o celular mais rápido?
Informação atualizada em 06/02/2021O video base relacionado com essa postagem que compartilhamos lá no Canal Fazendo Arte no Youtube, tinha cerca de 24 minutos,
(você pode assistir o video acessando aqui) porém resolvi remover a parte do video onde orientava o pessoal transferir os aplicativos para o cartão SD, isso porque no início ficou muito bom, bem rápido mesmo, porém passado alguns dias o celular ficou lento, e também demorando muito para abrir os aplicativos que estavam instalados no cartão SD, inclusive começou a travar bastante, a ponto de ter que segura o botão power por uns 30 segundos até o mesmo reiniciar.
|
Smartphone alertando que se usar o cartão SD classe 4 como armazenamento, pode ficar lento
|
Voltei tudo como estava antes, movendo os aplicativos para a memória do celular e o problema foi resolvido!
Acredito que se você usar um cartão SD Classe 10, ai sim funcionaria perfeitamente e não apareceria esse alerta da imagem acima, informando que o Cartão SD é lento.
|
Identificação da classe no cartão SD, Classe 10 é mais rápido do que classe 4 |
Eu exclui os arquivos e mesmo assim a memória continua cheia
Informações atualizadas em 27/07/2019
Você fez uma limpeza rápida excluindo alguns aplicativos, arquivos, fotos, videos e mesmo assim a memória continua cheia, talvez alguns aplicativos estejam utilizando a memória de forma "oculta", como cache por exemplo.
Nesse caso mesmo que você exclua arquivos visíveis, a memória continuará cheia, como no exemplo abaixo.
|
Aplicativo Google Chorme utilizando 739 MB de dados no total |
|
Toquei em LIMPAR CACHE, liberou quase 500 MB de memória ( 487 da memória temporária) |
487 MB de consumo da memória para um celular que possua apenas 16 Gb de memória interna por exemplo, é bastante consumo, até mesmo porque nos aparelhos não estão disponíveis todos os GB de memória, o próprio sistema do aparelho consome uma parte.
Recomendo que você navegue na configuração do seu aparelho, geralmente o caminho é :
Configuração > Apps e notificações (aplicativos) > informações do App >
Vai aparecer uma lista com todos os aplicativos instalados no seu aparelho, e em baixo do nome do aplicativo tem o consumo de memória, geralmente esse é o caminho para todos os celulares.
Recomendo você verificar quais estão com maior consumo e fazer uma limpeza de cache, sempre faço dessa forma e nunca perdi nenhuma informação, tipo histórico de visitas em paginas Web, contas, senhas salvas, essa opção faz apenas uma limpeza na memória temporária. Se você não quiser perder informações salvas , não limpe a parte de DADOS DO USUÁRIO, acessando o GERENCIAR ESPAÇO, ai sim você vai perder informações salvas.
|
Limpei a memória cache do celular e o histórico de páginas que eu visitei continua disponível |
|
Veja que em poucos minutos a memória cache começou encher de novo. |
Fizemos a limpeza do cache e nenhuma informação do aplicativo foi perdida, porém ao navegar por 1 minuto na internet, mais precisamente no Youtube, assisti alguns minutos de um video e a memória cache começou encher conforme imagem acima. Mesmo que você faça limpezas constantes ela sempre vai encher, pois só assim você consegue acessar e usar os aplicativos.
Qual a forma mais simples de limpar a memória cache dos aplicativos?
Você pode instalar algum aplicativo, como por exemplo o CCleaner, ele fará a limpeza pra você, só tome cuidado, pois na hora de selecionar o que você deseja excluir, pode ter opção para excluir arquivos "verdadeiros", como por exemplo contas salvas, arquivos como videos, fotos, músicas enviadas em aplicativos como o Whatsapp, pois ele faz uma cópia de tudo que você envia e salva em uma pasta de arquivo chamada "Sent".
O que mais pode consumir memória do celular sem que eu "perceba"?
Outro ponto que você pode verificar é relacionado a gravação de video por exemplo. O meu celular, moto Z2 play, por gravar videos em altíssima resolução, criar arquivos de videos com tamanhos gigantescos. Então você pode acabar pensando: "Eu só gravei 3 videos, não é possível que isso tenha consumido toda a memória do meu aparelho". Mas pode sim, principalmente se seu aparelho não tiver muita memória, por isso recomendo que compre celular com o máximo de memória possível, pois por mais que não utilize tanto o smartphone, outras "pessoas usam por você".
Quando disse que outras pessoas usam seu celular por você, quis dizer que muitas vezes seu aparelho está paradinho em cima da estante ou guardado no seu bolso, porém os grupos de redes sociais que não param de enviar fotos e videos, acabam enchendo sua memória sem você perceber.
Se você não entende muito sobre essa assunto de tecnologia, peça para alguém instalar algum aplicativo que seja possível navegar nas pastas e tente localizar a pasta onde "Sent", conforme mencionamos mais acima, pois ela faz uma cópia de tudo que você envia no Whatsapp, procure por aplicativos no seu celular que possa ter o mesmo comportamento e faz cópias de arquivos.
Outra opção é tentar reduzir o máximo o consumo de memória, não deixando que aplicativos baixem arquivos sem você autorizar, principalmente videos, ou então apague em seguida após assistir, e se você não quiser perder o video, guarde em um computador ou pen drive. Outra maneira de guardar os arquivos é no Google drive ou Google fotos por exemplo, é só copiar os arquivo e enviar para sua conta, é prático e você não perde nenhum arquivo.