Mais informações e detalhes do procedimento no Canal Fazendo Arte.
Como fazer plug de carregador mais fácil com cartão
Atualizando informações em 02/07/2019
Estava querendo jogar um pouco no Nintendo DS Lite, porém não localizava o carregador improvisado de jeito nenhum, foi então que vi um cartão, logo me veio a ideia de tentar improvisar novamente para refazer a ponta do carregador utilizando o chip do cartão. E não é que deu certo, ficou melhor até do que a primeira versão, pois não precisamos fazer quase nada em relação ao contato do chip com os contatos positivo e negativo do Nintendo DS Lite, sem contar que um cartão que iria para o lixo acabou tendo um novo destino, vamos sempre reciclar pessoal, o planeta agradece.
Para fazer essa nova versão do plug de carregador Nintendo DS Lite, pegue um cartão que possua chip e não tenha nenhuma utilidade para você, não vá utilizar o cartão de crédito do seu pai, ele vai ficar furioso ao saber que o cartão dele virou plug de carregador kkk.
Corte a parte do chip do cartão mais ou menos dessa forma:
 |
Plug de carregador Nintendo Ds Lite Improvisado com cartão. |
Na imagem acima podemos ver que os fios de fone de ouvido já foram soldados nos contatos do chip. Utilizei fio de fone de ouvido porque é fininho e facilita muito na hora de solda, sem contar que não atrapalha quando plugamos no Nintendo DS Lite.
Depois que cortou o cartão de forma que é possível encaixar na entrada do carregador, é só identificar a posição dos terminais positivo e negativo, estanhar os contatos do chip e soldar os fios correspondentes. O estanho pega bem fácil nesse tipo de material, então coloque o mínimo de estanho possível.
Se o cartão que você utilizar for mais ou menos parecido com esse que utilizei, funcionará perfeitamente, os contatos bateram certinho com os contatos do Nintendo DS Lite, e o melhor, sem mau contato algum.
Depois que soldar os fios conforme demonstrado, é só isolar tudo com fita isolante dessa forma;
 |
Plug de carregador Nintendo DS Lite feito com chip de cartão |
Perceba na imagem acima que já está tudo isolado e pronto para uso. Essa ponta que mencionei para deixar um pouco grande, é para evitar que o contato chegue até o fim ao plug no Nintendo DS Lite. É necessário ir cortando até os contatos baterem certinho e fazer o contato correto. Fazendo mais ou menos dessa forma que está na imagem provavelmente você terá sucesso na sua adaptação com o eu tive.
É possível fazer esse plug com cartão para outros aparelhos?
Se o aparelho possuir um tipo de encaixe "simples" como o do Nintendo DS Lite, onde temos apenas os contatos de "força", não temos passagem de dados, como no caso do mini USB e micro USB, acredito que é possível fazer um plug utilizar um cartão também.
 |
Encaixe mini USB fêmea |
 |
Encaixe micro USB fêmea |
Perceba a diferença dos encaixes mini USb e micro USB, eles possuem 5 vias, enquanto o do Nintendo DS Lite possui apenas duas. Você só conseguirá fazer um plug desse tipo se conseguir deixar todas as vias independentes, de forma que uma não tenha contato com a outra, quase impossível, pois as vias são muito próximas.
De qualquer forma, esses dois tipos de encaixes são muito mais fáceis de serem encontrados por ai, já o do Nintendo DS Lite é bem mais difícil. Podemos encontrar plugs mini USB e micro USB macho e fêmea em carregadores quebrados, aparelhos mp3, micro system, caixinha bluetooth, entre outros. Eu mesmo sempre encontro vários plugs desse tipo jogados na rua, e geralmente pego para trazer ideias aqui para o Canal e também passar essa mensagem de sustentabilidade e reciclagem, lembrando sempre de limpar bem as coisas achadas na rua, higiene também é super importante, cuidado!
Atenção!
Tome cuidado para que um contato não encostrar no outro na hora de soldar. Pode ser também que o positivo e negativo soldados nos pontos do cartão cause um certo"curto-circuito", realize um teste com o multímetro depois que soldar os fios, se mostrar os 5 volts que a fonte possui, provavelmente ficaram "independentes", pois se ocorrer algum tipo de conexão entre os pontos, o cartão deve aquecer, pois de certeza forma energizamos o chip. Antes de soldar os fios positivo e negativo da fonte, você pode fazer um testes de continuidade nos pontos que vai soldar, se o multímetro acionar, provavelmente ocorrerá o curto-circuito.
Não deve ser algo perigoso, porém faça com cuidado!!
Comigo funcionou perfeitamente.
Espero que a dica ajude você a criar sua própria ponta de carregador, lembrando que é sempre melhor comprar o carregador original para não ter problemas ao ligar algo errado, muito cuidado. Se eu encontrar uma nova forma de fazer esse plug, volto nessa postagem para incluir e compartilhar a informação com vocês, valeu pessoal que acompanha Canal Fazendo Arte.