Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Muitas vezes podemos reaproveitar algumas coisas, como por exemplo a Webcam de um notebook danificado, simplesmente colocando um cabo USB no local correto, instalando o driver se necessário, então depois é só plugar em qualquer porta USB do seu computador e aproveitar sua Web Cam reaproveitada, caso precise desse procedimento temos uma postagem aqui no Web Fazendo e também o video com o procedimento lá no Canal Fazendo Arte no Youtube, acesse aqui e confira.
Assim como algumas placas possuem esse tipo de recurso e possibilitam reaproveitamento pelo USB, as placas FR de Xbox 360 também permitem esse tipo de reutilização, é só ligar o cabo USB nos pontos corretos, instalar o driver e utilizar seu controle que estava sem uso.
No meu caso foi um usuário do Canal Fazendo Arte no Youtube que me passou a dica, (Link do Canal no Youtube no final da postagem).
Eu tenho a "carcaça" de um Xbox 360 Arcade que não estava utilizando para nada. Comprei ele com defeito justamente para tentar consertar, porém por motivos técnicos isso não foi possível, nem ao menos conseguir instalar jogos no HD para utilizar sem drive de DVD, só poderia rodar jogos pelo disco mesmo, porém fui em algumas assistências técnicas e não conseguiram resolver meu problema. De qualquer forma, pelo menos o Controle e a placa RF consegui reaproveitar, agora consigo utilizar meus Joysticks no PC ou notebook.
Nessa postagem vamos detalha o esquema de cada placa para que você também consiga fazer as ligações do Cabo USB em cada tipo de placa RF,  e também vamos detalhas algumas informações adicionais , confira tópicos:





VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp






















Esquema da placa RF Xbox 360 FAT/ARCADE MODELO RF01
O esquema para ligar um cabo USB nas placas RF dos Xboxs 360, e conseguir sincronizar seu joystick com o PC, são relativamente fáceis. Ligar um cabo USB na placa RF do Xbox 360 FAT/ARCADE é mais fácil ainda, pois os pinos conforme indicado na imagem abaixo, já está exatamente na ordem de um cabo USB. 
Esquema para ligar cabo USB na placa do Xbox 360 FAT/ARCADE, para sincronizar o joystick com o computador
Pontos onde o cabo USB de ser soldado na placa RF do Xbox 360 FAT/ARCADE

Esquema das placas RF Xbox 360 Slim e super Slim Modelos 1575 e 1409
Atenção : VERIFIQUE SE O MODELO DA SUA PLACA É IGUAL,
SE FOR MODELO 1410 PROVAVELMENTE NÃO VAI FUNCIONAR
O esquema das placas RF dos Xbox 360 Slim e super Slim são iguais, conforme podemos visualizar nas imagens abaixo:
Esquema USB das Placas  RF Xbox 360 Slim e Super Slim
Diodos Zener incluídos para reduzir a voltagem, pois essas placas trabalham com 3.3 volts
Esquema para placas RF modelos 1575 e 1409
Testei o procedimento com a inclusão dos diodos para reduzir a voltagem, e também ligando o cabo USB diretamente sem utilizar reduzir, deixando a passagem dos 5 volts fornecido pelas portas USB, porém é bem  interessante mesmo colocar os diodos em série para reduzir a voltagem até 3.3 volts, pois essa é a voltagem que as placas trabalham. 
Para tirar a dúvida do pessoal se realmente é necessário incluir os diodos zener, ou até mesmo outro tipo de componente eletrônico para diminuir a voltagem, liguei um Xbox 360 FAT/ARCADE e nos pontos que correspondente aos fios preto (negativo) e vermelho (positivo) encostei as pontas do multímetro na escala de 20 volts.
Confirmando os 3.3, ou melhor, nesse caso 3.29 volts da entrada da placa RF
Podemos perceber que realmente é necessário incluir componentes para reduzir a voltagem, porém se você quiser fazer por conta e risco a não inclusão desses componentes, pode funcionar perfeitamente, conforme o exemplo das minhas placas RF, que estão funcionando perfeitamente.
Pode ser que não aconteça nada com a sua placa RF, pois a voltagem de 3.3 para 5 volts, é uma "distância" curta, então acredito que não tem perigo ligar direto, pelo menos a curto prazo não tem, não sei se temos o mesmo resultado a longo prazo, inclusive jogando por muitas horas.
Vou deixar uma placa com ligação dos diodos zener e as outras duas com ligação direta, sem "componentes de redução", qualquer coisa que acontecer com as placas, volto nessa postagem para incluir mais conteúdo e deixá-los informados.

Como Instalar o Driver no Windows 7
Atualizado em  30/04/2020
Caso você utilize o Sistema Operacional Windows 7, Xp ou Vista, provavelmente você terá que baixar o driver do site da Microsoft. Acessando aqui, você será direcionado para a página do Download, então é só escolha a versão do seu sistema operacional , 32 ou 64 bits.
Opções de versões do driver receiver Xbox 360
Após escolher a versão do seu sistema, escolha o idioma abaixo, então é só acessar o link em azul que seu driver será baixado para o PC.

Download do driver receiver Xbox 360
Após concluir o download é só fazer a instalação como qualquer outro driver, executar, aceitar os termos e avançar. Feito isso, seu Windows 7 estará como um "Windows 10", no gerenciador de dispositivos, quando conectar o receiver ou placa RF que você colocou o cabo USB, aparecerá as opções de drivers para instalação.
Qualquer dúvida no processo de instalação, veja o video com o passo a passo no video que postamos no Canal Fazendo Arte acessando aqui.

Se o meu joystick não for original, esse método funciona?

Nos testes que fiz, a placa do Xbox 360 Arcade localizou e sincronizou tanto o joystick paralelo quando o joystick original. Se você fez o procedimento ligando o cabo USB na placa RF, soldou os fios do cabo USB corretamente, conseguiu instalar o driver e não está conseguindo sincronizar o controle, pode ser esse o motivo, o fato do controle não ser original.
Eu estava quase desistindo de postar os videos das placas RF do Xbox 360 Slim e Super Slim por esse motivo. Como o controle não sincronizou com a placa de forma alguma, mesmo após instalar o driver no Windows 10, pensei que as placas estavam com defeito, sendo que o problema era porque meu Joystick não era original.
Tentando encontrar uma solução para o problema, pensei em comprar um outro controle. O procedimento que eu ia executar logo em seguida só ia me fazer gastar dinheiro, pois em uma dessas lojinhas que vendem de tudo, encontrei um controle novo por 120 reais. Perguntei ao vendedor se era original e ele me disse que o original é mais caro e ele não tinha.
Pesquisando mais em outras lojas, encontre os mesmo Joysticks, que no caso não possuem o símbolo do Xbox no botão central. Por acaso entrei em uma assistência técnica de video games e perguntei ao vendedor se ele tinha controle de Xbox, foi então que ele me veio com um Controle usado por 50 reais, só de ver o simbolo do Xbox no botão central já deduzi que era original e serviria para o teste,  aceitei na hora.
Testei em todas as placas e funcionou perfeitamente, foi ai que descobri que a placa RF do Xbox Slim e Super Slim não localiza o controle paralelo.
Na verdade não é porque não localizou no meu joystick que não possa localizar no seu, caso ele não tenha aquele simbolo do Xbox no botão Central. Para tirar a dúvida é bom fazer o procedimento e testar se sincroniza.

Quando não aparece driver para o dispositivo
Soldei os fios do Cabo corretamente, porém no Gerenciador de dispositivos aparece assim:
"Dispositivo USB desconhecido (Falha na solicitação de descritor de dispositivo)"
Quando isso acontece, geralmente é problema na passagem de dados (fio branco e fio verde geralmente). Nesse caso é bom testar um outro cabo USB, pois provavelmente o cabo que você utilizou está com o fio verde ou o fio branco rompido por dentro, ou até mesmo os dois. 
Na verdade acabei de realizar o teste, mais precisamente quando aparece essa informação de "solicitação de descrito", com certeza é o fio branco ( DADOS NEGATIVO) que não está passando conexão, o melhor é testar outro cabo, ou até mesmo fazer um teste de continuidade para ver se realmente o fio está rompido.
Erro no gerenciador de dispositivos pode ser fio branco do cabo USB (dados negativo) rompido 
Para você conseguir fazer o teste de continuidade sem utilizar multímetro, vou deixar ai o video do novo Canal FAZENDO ARTE RESPONDE, aproveita e se inscreve lá também se você curte esse tipo de dica. 

Outro video com dicas para fazer testes de continuidade caseiro com controle remoto acessando aqui

Consegui soldar os fios, instalar o driver, porém o controle não sincroniza
Se você conseguiu fazer todo o processo e a placa RF está funcionando perfeitamente no PC, talvez o seu problema seja o mesmo que eu tive.
Já estava quase condenando as minhas placas RF do Xbox 360 Slim e Super Slim, pensei que estavam com algum problema, foi quando descobri que o motivo da não localização e sincronismo do Joystick com a placa RF, era justamente problema relacionado ao controle, ele não é original.
Achei estranho nenhuma das duas placas RF localizarem o controle, então resolvi pesquisar para comprar um controle original, só consegui encontrar controles paralelos em lojas perto da minha casa, na faixa de 120 reais, e que provavelmente não iriam funcionar também. Foi então que encontrei a assistência de games que citei anteriormente, paguei 50 reais em um controle original usado e consegui descobrir que as placas não estavam localizando o controle pelo fato dele não ser original. Talvez esse também seja o seu problema, se possível faça um teste com joystick original, e se mesmo assim não for localizado pela placa RF, ai o problema é outro, talvez até relacionado com a "parte" do Wireless da placa.

O controle funcionou, porém depois que fui utilizar novamente não sincronizou mais
Se você conseguiu utilizar o Joystick normalmente, porém quando foi jogar novamente o controle não localizou a placa RF, talvez você terá que utilizar o cabo que recarrega a bateria. Tive que sincronizar com o Cabo USB do controle conectado pelo menos uma vez, depois não precisou mais, porém a primeira vez só funcionou quando utilizei o cabo. 
Cabo USB do Joystick Xbox 360
Tive esse problema e resolvi incluir esse tópico para pessoas que se deparem com esse tipo de problema e não conseguiu sincronizar o Joystick. 
Uma curiosidade referente a esse tipo de problema, é se você conectar na mesma porta USB, placas RF de modelos do Xbox 360 diferentes, pode acabar perdendo a configuração. Por exemplo, se eu conecto e configuro a placa RF do Xbox Arcade, quando eu conecto a do Xbox Slim, e volto para placa do Arcade, preciso ir no gerenciador de dispositivos para configurar novamente a do Arcade, e assim aconteceu com as outras placas.

Posso usar vários joystick com essas placas RF USB?
Informação atualizada em 19/05/2020
Sim, você pode sincronizar mais de um Joystick.👍
A placa RF do arcade, modelo RF01, reconheceu tanto o controle original, quanto o paralelo. Já as placas Rf do Slim e Super Slim modelos 1409 e 1575, só encontraram e sincronizaram o Joystick original. Não tenho dois controle originais para testar e confirmar que elas sincronizam mais de um controle, porém tenho quase certeza que sim, visto que a placa RF 01 reconheceu os dois controle, as placas do Slim devem trabalhar da mesma forma, até mesmo porque não teria lógica funcionar apenas um controle, assim que eu conseguir um controle para testar, volto na postagem  para  complementar e confirmar a informação.


Resumo de soluções quando não funciona de jeito nenhum
Informações atualizadas em  30/12/2021

Você fez tudo certo, soldou os fios corretamente, nada ficou em curto, apareceu no gerenciador de dispositivos, isso já é um bom sinal, se não mostrar nada no gerenciador, pode ser defeito no cabo USB ou até mesmo placa queimada. 

Quando a placa RF aparece no gerenciador de dispositivos, isso quer dizer que a ligação das 4 vias no cabo USB estão OK muito provavelmente, isso porque ainda sim quando aparece no gerenciador de dispositivo como "FALHA DE DESCRITOR", pode ser que uma das vias de dados não está passando conexão no cabo USB que você soldou, mas mesmo assim já é um bom sinal, restando apenas identificar qual é o problema que não está sincronizando o joystick com a placa RF depois de instalar o driver com sucesso, e essas são as possibilidades para solucionar o problema: 

1- Você não instalou o drive da placa conforme mostramos nos vídeos do Canal FAZENDO ARTE 

2 - Na primeira sincronização do controle você deve usar o cabo que carrega a bateria do joystick, só é necessário na primeira vez que você configura no PC, depois não precisa mais usar o cabo. 

3 - Dependendo da versão do seu sistema operacional, talvez a placa não funcione mesmo, na verdade o pessoal na internet até ensinou algumas manobras para driblar esse problema temporário desativando o certificado de drivers,  que inclusive hoje não é mais necessário (em 30/12/2021, não sei se futuramente o problema pode voltar), isso porque já confirmei que a Microsoft corrigiu os erros que estavam impedindo as placas RF e receptores funcionarem no Windows 10, testei todas as minhas placas e consegui instalar normalmente na última versão do Windows 10, a versão do meu sistema hoje é 21h1, e nessa versão aparentemente está tudo ok, fica ai de exemplo caso sua versão seja anterior. 

4 - Confirmar que o joystick  é compatível com a placa RF, pois mostramos exemplos no canal de joystick paralelo que não era compatível com as placas modelos 1409 e 1575, então é bom se atentar nesse ponto pois pode ser o que está impedindo a sua sincronização e justamente uma incompatibilidade do joystick com a placa RF ou receptor. 

5 - Se você não conseguiu nem mesmo fazer com que a placa RF apareça no gerenciador de dispositivos, talvez o problema pode ser o cabo USB, é bom testar continuidade com um multímetro, para confirmar que o cabo não está rompido. 

 6 - Se a placa estava funcionando perfeitamente, as vezes nós mesmos acabamos causando um curto circuito, invertendo polaridade do cabo, entre outros eventos que podem acabar danificando a placa e nem percebemos, falo isso com propriedade kkk, pois é uma situação que muitas vezes acontece comigo, só de exemplo no video consertando cabo USB:
LINK DO VIDEO DE EXEMPLO 👍✅Como consertar cabo USB tipo C👍✅

Nesse video acabei invertendo a polaridade do cabo USB e danificou na conexão do meu celular, hoje não funciona corretamente a funcão OTG, então existe essa possibilidade, mesmo você tendo certeza absoluta que não causou algum curto circuito ou fez algo de errado, pois nos acabamos muitas vezes nem vendo o erro, é uma possibilidade que quero citar aqui.

7 - Confirme se sua placa é modelo RF01, ou Modelo 1409, ou modelo 1575, pois se for placas modelo RF02 ou modelo 1410 não funcionam, não fiz o procedimento com essas placas, porém muitas pessoas comentaram no Canal dizendo que não conseguiram fazer nessas duas placas também, deve ser outro esquema.

Em relação a versão do Sistema Operacional Windows 10, percebi que o problema foi solucionado totalmente, porque nos últimos tempos não recebi mais comentários de pessoas falando desse tipo de problema de incompatibilidade com o Windows 10, e na época que os problemas começaram a acontecer, aqui no Canal FAZENDO ARTE, teve uma enxurrada de comentários desse tipo, então se por acaso você estiver na versão do Windows que não funcionava as placas RF, seria interessante fazer uma atualização do sistema operacional. 

Basicamente para que as placas RF funcionem no Windows 10, ou até mesmo em outros sistemas operacionais como por exemplo um celular android e tv box, é bem isso que descrevi, ver o cabo USB, conectar no computador, instalar o drive pelo gerenciador de Dispositivos, depois na primeira sincronização usar o cabo que carrega a bateria do controle, confirmar que o controle o controle é compatível com a placa, e no último caso pode ser um problema mais sério, como por exemplo defeito no controle, na placa RF, ou nos dois,  algo bem difícil de acontecer. 

Esses são alguns pontos que identifiquei e podem impedir sua sincronização. 


Postagens mais visitadas deste blog

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios