Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo. Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época. 
Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do outro,  muito provavelmente era problema de BGA, tenho até uma ideia que o problema iniciou devido super aquecimento, prejudicando as soldas BGA que ligam o chip gráfico na PCB, impedindo a passagem das informações entre as partes de forma correta.
Não me lembro exatamente como essa placa Geforce 9800gt se comportava, porém lembro muito bem que o driver da placa de video não instalava de jeito nenhum, tanto baixado do site do fabricante, quanto o driver baixado a partir de programas que localizam e fazem download de drivers analisando o PC, como por exemplo o DRIVER EASY e o DRIVER BOOSTER.  
A partir desses fatos constatei que  só poderiam existem duas possibilidades para esse impedimento de instalação de driver, ou a placa realmente  estava com esse problema de BGA (ball grid array = matriz de grade de bola) citado, e até mesmo outro tipo de defeito qualquer nos chips, componentes etc. A outra possibilidade é que a placa de video que comprei era fake, e pelo que pesquisei, as pessoas que fazem esse tipo de coisa, normalmente compram placas mais fracas e implementam a estrutura de uma placa melhor, embalam bem pra parecer uma placa genuína, prática essa que impacta muitos e muitos produtos, não só placas de video, falsificação realmente é algo que prejudica demais o mercado. A embalagem e estrutura da placa eram perfeitos, comprei com nota fiscal tudo certinho em uma loja do centro que me parecia tranquila para comprar peças, mas pelo jeito não era, se bem que não tenho certeza absoluta que se tratava de uma placa fake, as vezes foi só um problema que pode acontecer em qualquer placa, impedindo a instalação do driver baixado, e como não tinha mais o CD para testar o driver que veio com a placa, não teria como afirmar com certeza, porém parecia muito fake. 
Na época que comprei a placa não tinha tanto conhecimento, não que hoje tenha todo conhecimento do mundo, mas com certeza a primeira atitude que tomarei quando comprar minha próxima placa de video, seja em algum site, em loja, qualquer lugar que for, a primeira coisa é a acessar o programa GPUZ e verificar se no modelo da placa tem a palavra "FAKE", se bem que os caras devem conseguir burlar até essa informação para nos enganar, porém é algo que pode ajudar a confirmar que se trata de uma placa original.
Você pode se perguntar porque eu não fui na loja reclamar assim que comprei a placa de video, no caso não fui reclamar porque no começo ela funcionou perfeitamente, conseguia até jogar bem alguns jogos pesados, sendo que meu hardware por completo era fraco, processador, memória ram etc..., Depois de algum tempo perdi o CD de instalação do driver, e como ela só instalava o driver pelo CD (pelo que me lembro), não consegui mais instalar o driver. Acessando o site do fabricante, também  não aceitava de forma alguma a instalação do driver, a situação foi mais ou menos essa, e se você está passando por algo do tipo, instale o GPUZ e verifique se contém a palavra "FAKE" no modelo da placa.


VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 2)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3
















Como instalar o driver da placa de video facilmente?

Para saber se o driver da sua placa de video será instalado automaticamente apenas pelo fato de você ter se conectado a internet, acesse o painel de controle no seu pc e vá em CENTRAL DE REDE E COMPARTILHAMENTO.


Depois clique em: CONEXÕES

No exemplo abaixo estava conectado via Wifi, é foi só clicar na rede azul (Rede 1 dlink)


Você visualizará sua rede, entrada e saída de dados (enviados e recebidos):


Perceba que os dados Recebidos até esse momento do print ( 291.520.486 Bytes)  é  muito superior aos dados enviados ( 13.448.047), indicando grande movimentação de recebimento de dados pela rede, indicando uma movimentação de rede anormal, pois realmente algo está sendo baixado pelo sistema, provavelmente o driver da placa de video, pois foi o ultimo periférico que instalei na máquina nesse momento do print.

CASO VOCÊ NÃO QUEIRA ESPERAR O PROVÁVEL DOWNLOAD E INSTALAÇÃO AUTOMÁTICO DO DRIVER DEVIDO A MOVIMENTAÇÃO DA REDE
Ao invés de só esperar o driver instalar automaticamente, você pode clicar com o botão direito em gerenciador de dispositivos, na opção ADAPTADORES DE VIDEO ( controlador de video compatível com VGA), inclusive o download automático com apenas uma ação está quase sendo concluído conforme podemos ver na imagem abaixo:

Pronto, automaticamente o Windows instalou o driver da placa de video GeForce GT 420, não foi uma instalação 100% automático porque precisei ir no gerenciador de dispostivos, localizar o dispositivo de video, clicar com o botão direito do mouse no video e depois em atualizar driver, porém é algo tão simples que pode ser considerado sim uma instalação automática. 


Pode ser também que o driver da sua placa de video seja baixado e instalado sozinho, sem que você tenha que  realizar qualquer ação, simplesmente precisará estar conectado na internet e esperar. 
Você pode acompanhar se está acontecendo o "download oculto" visualizando a movimentação da sua rede, entrada de dados, conforme mostramos acima.
Se preferir pode visualizar pelo gerenciador de tarefas, clicando com o botão direito do mouse em cima da data e hora, e acessando o gerenciador.
Acessando o gerenciador de tarefas

Gerenciador de tarefas

Na aba desempenho do gerenciador de tarefas, se o gráfico de conexão de rede (no meu caso Wifi) estiver oscilando muito, pode ser que seu driver esteja sendo baixado automaticamente pelo sistema operacional, isso se você não estiver assistindo video no Youtube por exemplo, ou até mesmo fazendo download e acessando internet, pois nesse caso realmente vai existir movimentação na rede, é bom não fazer nada nesse momento para ver se o gráfico se movimenta muito, assim você tem uma ideia.
Ressaltando que não é porque você não está fazendo absolutamente nada no pc que não pode existir alguma movimentação de rede, entrada e saída de dados, porém quando estamos acessando internet, fazendo DOWNLOAD/UPLOAD de grandes arquivos, a movimentação é muito maior.
Como nesse momento do print acima o driver já tinha sido baixado e instalado automaticamente, a movimentação parou, mas você pode ter uma ideia do que está acontecendo nessa opção do sistema. Qualquer coisa só instala sua placa de video no PC, se conecta na internet e espera, se não instalar automaticamente, nem mesmo pelo gerenciador de dispositivos, o jeito é acessar o site do fabricante e fazer o download por lá, inclusive você pode recorrer também aos programas de busca de drivers, como por exemplo o DRIVER EASY, esses programas geralmente facilitam muito o trabalho, é só pesquisar programas desse tipo no Google. 

Como instalar todos os drivers do seu pc ou notebook de forma mais simples 
Dependendo do modelo do seu pc ou notebook, o fabricante pode fornecer um aplicativo que faz tudo com apenas um clique em cada driver que está faltando. No exemplo utilizei o notebook Samsung Expert X41  NP300E5M-XF3BR,  então só precisei acessar o site do fabricante, que no caso é Samsung e baixei o SAMSUNG UPDATE.

Exemplo de instalação de drivers facilmente pelo Samsung Update, instalei o touch pad e para instalar o driver da placa de video e outros drivers é muito mais simples.

O Programa Samsung update ao ser instalado no seu dispositivo, identifica o modelo dele e quais drivers estão faltando, então é só clicar do lado direito em instalar.
Pesquise se seu modelo de pc fornece algum programa desse tipo, facilitando bastante o procedimento.

Onde identifico a versão do driver da minha placa de video e  como atualizar?
Informação atualizada em 12/08/2021
Após formatar o notebook, o driver Geforce 920Mx foi instalado automaticamente, porém estava na versão mais antiga ( versão 399.07).
Não percebi quase nada de errado ao utilizar o notebook com driver de video na versão 399.07, somente um fato que não vinha acontecendo com meu notebook a muito tempo, voltou acontecer, que é o fechamento do programa de edição ao realizar uma determinada ação no programa, como por exemplo pressiona as teclas Ctrl + Z para desfazer uma ação, ou então quando arrasto uma anotação na time line do programa Adobe Premiere. 
Há muito tempo passei por problemas desse tipo e pensei que o problema estava no programa de edição, tipo um bug no próprio programa, mas percebi que depois o problema parou 100%. Agora que formatei o notebook e tive que reinstalar o programa, os fechamentos começaram, então com a atualização do driver pode ser que o problema seja resolvido, caso você esteja passando por algo parecido em algum programa.
Acredito que só é necessário atualizar o driver da placa de video ou de qualquer outra placa, caso perceba algo diferente, como programas fechando de forma repentina, como no exemplo citado.

Após selecionar as especificações da sua placa de video no site do fabricante da sua placa, e também escolher a  versão do sistema operacional, é só clicar em iniciar pesquisa, depois em "Faça o Download"



Depois que fizer o Download e atualizar o driver, pode ser que no painel de controle você não encontre o ícone do Painel de controle NVIDIA, se isso acontecer você pode localizar e atualizar o painel de controle no ícone localizado ao lado da data e hora conforme imagem abaixo.

Estou usando o notebook normalmente, e aparentemente os travamentos pararam após atualização do driver de video para a ultima versão, e também algumas modificações na configuração do painel de controle NVIDIA, como por exemplo deixa tudo configurado para ser trabalhado no chip gráfico Geforce 920mx e não pelo gráfico integrado HD Graphics 620, conforme podemos visualizar nas imagens abaixo


Esses exemplos são para tentar ajudados caso tenha algum problema parecido, talvez só o fato de atualizar os drivers eles sejam resolvidos automaticamente, porém se seu pc ou notebook está funcionando perfeitamente, acredito que nem precisa atualizá-los, mas de qualquer forma ficam as dicas e exemplos disponíveis.
Se os problemas de travar e fechar programas voltarem, volto nessa postagem para descrever os ocorrido, se não complementar é porque está tudo ok, inclusive optei por melhor desempenho do que qualidade, já que meu notebook não é muito potente para edição de video e jogos pesados, mas me atentende muito bem.






Como saber se a placa de video realmente se conectou ao notebook via mini pci express
Informação atualizada em 23/03/2022
1- Normalmente você vai perceber que a rotação do cooler da placa de vídeo diminui quando ligamos o notebook, não quando ligamos a fonte, pois a EGPU riser primeiro temos que ligar a fonte e depois o notebook, ao ligar a fonte e o Cooler da placa de video começa girar, a velocidade fica normal, a redução geralmente ocorre ao ligar o notebook.

2- No Gerenciador de Dispositivos na parte de vídeo ou outros dispositivos deve aparecer algum vídeo básico ou algo do tipo 3 - Quando realmente houver conexão da placa de vídeo com o notebook, o driver será instalado sem problema, onde o sistema encontrou o hardware 4 – Talvez com o pendrive utilizando o sistema Linux, ao conectar pode já apresentar video ou não, você pode ser usado como teste de confirmação, assim saberá se sua EGPU está em perfeito estado, se realmente o notebook encontrou a placa de video, mas não é certeza que vai funcionar, só uma dica extra, porque nos teste que fizemos com uma placa de video mostrou imagem de primeiro no monitor externo, em outro momento não mostrou nada.



Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios