
Possivelmente, o cabo RJ45 será extinto da face da terra em alguns anos, falo isso porque com o avanço da tecnologia, diversos aparelhos já possuem outros tipos de conexões, como a conexão Wireless, que possibilita transmissão de dados em alta velocidade sem utilizar cabo algum.
Talvez seja exagerada essa afirmação, a utilização de cabo não será extinta, acredito, sempre teremos que utilizar o cabo de rede.
De qualquer forma, vamos ver algumas utilizações que o cabo de rede pode nos proporcionar.
Primeiramente, vamos ver como crimpar um cabo de rede, embora seja possível crimpar um cabo de rede sem a ferramenta apropriada, vamos realizar esse procedimento da forma correta, com a chave de crimpagem, mas se você quiser tentar crimpar sem a ferramenta, precisará ser um pouco mais habilidoso nessa tarefa, na verdade precisa ser muito habilidoso porque precisará empurrar os ferrinhos do plug RJ45 até que eles perfurem o fio e possibilitem a conexão entre os dispositivos, para isso você precisará de algum ferramenta de metal com ponta bem fina, uma chave de fenda da mesma espessura do ferrinhos por exemplo.
Para facilitar ainda mais o procedimento, poderá utilizar apenas 4 dos 8 fios do cabo de rede, pois apenas os fios, verde com branco, verde, laranja com branco laranja, são utilizados para que você tenha acesso à Internet, então você pode utilizar apenas esses 4 fios conforme as posições dos pinos mostrados na imagem.
Posições dos fios no plug RJ45
Crimpando o cabo sem ferramenta apropriada
Para crimpar o cabo de rede sem o crimpador você vai colocar os fios nas posições, ou pode ir colocando cada fio conforme for realizando o procedimento. Depois de posicionar muito o plug muito bem em uma superfície que o deixe totalmente parado, então é só colocar a ponta da chave de fenda em cima do "ferrinho" e pressionar muito forte.
Realmente crimpar um cabo de rede sem a ferramenta não é fácil, principalmente na questão do alinhamento dos ferrinhos, diferente do procedimento utilizando o crimpador. Dificilmente você conseguirá realiza o procedimento de uma só vez, terá que ir realizando testes para constatar que realmente a internet está sendo transmitida, realizando ajustes conforme necessário.
Crimpando o cabo com a ferramenta
Agora que já vimos como crimpar o cabo de rede sem ferramenta apropriada, lembrando que é uma medida paliativa, vejamos como crimpar o cabo com o crimpador, fica muito mais fácil . Lembrando que por padrão, o mínimo que um cabo de rede deve ter são 30 centímetros e o máximo são 100 metros.
Meça o tamanho do cabo que vai utilizar, corte o cabo utilizando a própria lâmina de corte presente na ferramenta de crimpagem.
Agora que já removeu a capa do fio, separe-os, posicionando de acordo com o padrão. No cabo normal, as duas pontas do cabo possuem o padrão 568-A, já no cabo crossover, uma ponta tem o padrão 568-A e na outra ponta vai o padrão 568-B. Abaixo veja a ordem dos fios em cada padrão :
Corte os fios, após alinha-los para encaixar corretamento no plug RJ45
Posicione os fios no plug, confirme as posições antes de pressionar a ferramenta, pois após os fios serem crimpados não tem volta, não é possível remover os fios e tentar crimpar novamente, só se você conseguir levantar todos os ferrinhos para as posições originais, praticamente impossível, melhor comprar vários plugs RJ45 para deixar de reserva, caso algo der errado.
Agora que já verificou e constatou que todos os fios estão posicionados corretamente, é só pressionar a ferramenta de crimpagem, travando os fios.
Pronto, o cabo está crimpado, mas nem tudo está terminado, as vezes temos que colocar o plug novamente na ferramenta e pressionar de novo, pois algum fio pode não ter sido perfurado corretamente.
Para quem trabalha realizando esse tipo de procedimento, existe um equipamento para testar o cabo, mas se você é um usuário comum como eu, pode ir crimpando e testando para ver se conseguiu acesso a internet, até o cabo passar conexão corretamente.