Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Se você é aquele tipo de pessoa que adora música, escuta música em todo lugar, até mesmo quando vai dormir, então já deve ter passado por uma situação muito comum, o fone só funciona um lado, ou pior, não funciona nada, e quando funciona fica com mau contato, dá uma raiva, não é mesmo?
Isso não é legal, ouvir música em apenas um lado do fone acaba sendo meio desconfortável, acaba inclusive perdendo aquela sensação agradável que a música nos proporciona. Pensando nessas situações, o Canal Fazendo Arte do Youtube ( Link do Canal no final da postagem) vai te mostrar como resolver esse problema com uma gambiarra bem bacana, para tentar ressuscitar seus fones de ouvido que estão abandonados por ai, ou até mesmo que você ia jogar fora. Você estará fazendo bem para o planeta, pois estará reciclando aquele seu fone que possui uma ótima qualidade de som, e ainda fará bem para o seu bolso. Fone quebrado acaba virando  lixo ou fica guardado no fundo da gaveta, então porque não tentar reaproveitá-los. Sustentabilidade é a ideia que o Canal Fazendo Arte sempre tenta passar nos videos, vamos reciclar as coisas sempre pessoal.





VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp
















Escrevi essa postagem a muito tempo, e de lá pra cá novas ideais foram acrescentadas nos videos do Canal. Ao invés de utilizar linha de costura como fazia no começo do Canal, hoje utilizo sempre espaguete termo retrátil e cola quente. De todos os acabamentos para plug de diversos tipos, esse foi o melhor na minha opinião, pois ele "lacra" e imobiliza totalmente os fios, deixando o fone consertando muito resistente.
Como já consertamos diversos modelos de fones de ouvido, acesse a playlist "Só conserto de fones de ouvido", todos os videos estão lá, sempre que consertar um fone de modelo diferente, acrescento o video lá.






Meu fone de ouvido sempre para de funcionar um lado
Informação atualizada em 22/04/2019
Meu fone quebrou novamente, como sempre quebra depois de um certo tempo de utilização. Estou fazendo um teste reforçando a primeira via com linha de costura. Quanto melhor você fizer o acabamento do fone, mais tempo ele dura, claro que quanto mais movimentação na base do plug, mais rápido o fio se rompe e para de funcionar.
Reforço na primeira via do p3 com linda de costura
Removendo a capa do fio sem danificá-lo
Recebi alguns comentários no Canal Fazendo Arte no Youtube (Link do Canal no Final da postagem) onde o pessoal me perguntou como remover a capa dos fios sem danificar aqueles fiozinhos fininhos. Para fazer esse procedimento muitas vezes eu simplesmente puxo a capa que ela sai, porém dependendo da qualidade do fio, se for uma capa muito resistente, muitas vezes eu preciso marcar a capinha do fio com um alicate. Para fazer isso é só pegar um alicate de corte daqueles com a ponta bem fina e ir marcando as bordas dele. Quando der uma volta marcando as bordas é só puxar a capa que ela deve sair facilmente, quase sempre dá certo fazer dessa forma.
Se você quiser assistir um dos videos que fiz consertando fone de ouvido e faço esse procedimento, é só acessar a playlist "Só conserto de fones de ouvido" e assistir o video "Como consertar qualquer fone de ouvido -  headset / headphone de 2 plugs" também fiz no video: "Como consertar fone de ouvido, adaptando fone de xbox para usar no celular, pc ou outros aparelhos", tem muitos videos com esse e outros procedimentos conserto de fone de ouvido lá no Canal Fazendo Arte no Youtube.
Capa do fio removida sem danificá-los
Como estanhar os fios de fone de ouvido?
Lendo os comentários nos videos do Canal Fazendo Arte, vejo que muitas pessoas tem dificuldade para estanhar os fio de fone de ouvido. Por se tratar de um tipo de fio que possui uma espécie de "esmalte" para evitar contato com os demais fios. Nesse caso é necessário remover esse esmalte para que o fio passe conexão normalmente.
Para remover o esmalte facilmente, tente formar uma "bolinha" de estanho na ponta do ferro de solda, então é só encostar essa bolinha na ponto do fio, em alguns segundos o estanho removerá o esmalte e estará pronto para ser soldado no alto falante, plug p2/p3 ou em qualquer outro local desejado, inclusive fio de fone de ouvido é ótimo para realizar vários tipos de reparos.
Se você tiver dificuldade para formar a "bolinha" de estanho na ponta do ferro de solda, talvez o video sobre ponta de ferro de solda postado no Canal Fazendo Arte possa te ajudar, o video está na playlist FERRO DE SOLDA.
Acesse a playlist FERRO DE SOLDA, lá no Canal Fazendo Arte no Youtube

Também tem postagem sobre esse assunto no Web Fazendo Arte, veja a postagem aqui.
Estanhando fio de fone de ouvido
Sequência dos fios para ligar no Plug p3
Não são todos os fones que encontramos as cores de fios verde, vermelho, dourado e azul, porém muitos fones utilizam essa sequência, facilitando o conserto. Abaixo você pode verificar a ordem para ligação dos fios no plug P3.
Esquema para ligação dos fios no plug P3
Acabamento do plug com cola quente e espaguete termo retrátil
Nada adianta você descobrir e soldar os fios no plug de acordo com a combinação e cores correspondentes, se no dia seguinte ele vai quebrar de novo, então um acabamento bem feito no plug, garante que você vai poder utilizar seu fone tranquilamente por um longo período, claro, dependendo do seu cuidado ao utilizar, se ficar dando trancos e puxões no fio, quebra muito mais rápido. Lembrando que fone de ouvido com fio uma hora ou outra vai acabar quebrando, pois é algo que está em constante movimento, sempre respondo isso nos comentários que recebo lá no Canal Fazendo Arte no Youtube ( Link do Canal no Final da postagem).
Ao longo do tempo que posto videos e escrevo algo aqui no Web Fazendo Arte, tentando ajudar quem gosta de consertar fones de ouvido, percebi que o conserto com linha de costura não é totalmente viável, não dura tanto tempo quanto eu esperava, mesmo sendo um bom acabamento para o plug, percebi que acaba quebrando em pouco tempo de uso do fone, ou talvez eu que não seja tão cuidadoso kkkk, então resolvi fazer novos testes.
O "novo" acabamento com linha de costura, cola quente e espaguete termo retrátil e muito melhor, deixa o fone muito mais resistente, e dependendo da forma que fizer fica com aparência até que legal.
É possível inclusive utilizar apenas cola quente sem espaguete termo retrátil, porém a aparência não fica tão bacana.

Passos do acabamento
Após soldar corretamente, é só travar os fios com um pouco de linha de costurar, não precisa ser muita linha, só o suficiente para evitar que os fios fiquem em movimento. Em seguida aplique um pouco de cola quente e espere esfriar. Por ultimo coloque um pedaço de espaguete termo retrátil em cima dos pontos de solda do plug, cobrindo a linha e a cola quente, então é só esquentar com um ferro de solda ou isqueiro por exemplo, é possível utilizar até um secador de cabelo. Com o calor o espaguete termo retrátil vai contrair, derretendo novamente a cola quente junto com o tubo termo retrátil.
Acabamento com linha de costura, espaguete termo retrátil e cola quente
De todos os testes de acabamento que já fiz no Canal, esse realmente sem dúvida foi o melhor que consegui até hoje, pois deixou o plug muito firme.

Reciclando fones, emenda de fios com acabamento em espaguete termo retrátil fica legal?
Fica sim, inclusive esse fone da imagem abaixo é o meu fone de utilização diária kkkkkk. Queria um fone que durasse mais tempo, pois como sabemos, fones de ouvido com fio, por ficarem e movimento constante acabam  sempre quebrando um dia ou outro, então resolvi emendar esse fone da Motorola, que inclusive reaproveitei de um fone antigo, o plug dele era p1, aquele plug bem pequeno, colocamos um plug p3. Postei um video com esse procedimento no Canal Fazendo Arte, os videos consertando fones de ouvido estão na playlist só conserto de fones de ouvido.
Com se trata de um fio extremamente resistente, o mais resistente que já vi, resolvi emendar ele nesse fone da Phillips, que a princípio não gostava muito, achava o som dele baixo, comentei isso até em outra postagem aqui do Web Fazendo Arte, porém hoje é o meu preferido, isso porque ele encaixa perfeitamente no meu ouvido, tem batida de som perfeita, pelo menos para o meu gosto, e não precisa daquela "espuminha" que tem nos fones, o som fica ótimo e é bem confortável, então resolvi juntar esses dois fones.
Já faz um tempo que fiz essa emenda de fios e cobri com espaguete termo retrátil, soldei os fios, coloquei um para cada lado para não causarem mau contato e puxei o espaguete termo retrátil para cima, esquentei com o ferro de solda para contrair e travar os fios, ficou muito bom, é uma ótima opção para quem tem um cabo em ótimo estado e só quer trocar os alto falantes.

Por que meu fone de ouvido ficou com som tipo "Karaokê"?
Sabe quando o fone de ouvido só sai o som dos instrumentos e não sai a voz do cantor?
Provavelmente isso aconteceu por que o fio terra GND não está ligado corretamente na terceira via, caso o plug seja um p3 conforme imagem abaixo.
Pode ser também que com o tempo de utilizando os fios se rompam, se sair som tipo "karaokê", provavelmente o fio que rompeu foi o GND terra, se sai som só do lado direito provavelmente o fio que rompeu foi o esquerdo e assim por diante. Se não sair som nenhum, todos os fios estão rompidos. De qualquer forma, em todos os casos é necessário cortar o fio na base do plug ou no local da falha e soldar novamente, nem sempre o problema é na base do plug, pode ser em qualquer local do fio, inclusive o alto falante pode ter danificado caso não saia som algum. São muitas as possibilidades, acesse a playlist "só conserto de fones de ouvido" no Canal Fazendo Arte, mostro em vários videos diversos testes para que você consiga identificar o local da falha, fone de ouvido quebra mesmo.


Estava consertando o fone de ouvido que utilizado, pois não estava saindo som de forma alguma. Cortei o fio na base do plug e estanhei as pontas, deixei só aquela pontinha estanhada, conforme mostrei em todos os videos consertando fone de ouvido no Canal Fazendo Arte. É muito importante deixar apenas aquela pontinha estanhada, assim você consegue fazer a solda bem precisa na via do plug, é uma área muito pequena para solda.
Concluí o procedimento soldando todos os fios, porém acabei invertendo o fio do microfone com o GND terra conforme imagem acima. Soldei o microfone na terceira via e o GND terra na quarta via.
Ao testar o som o que aconteceu?
Exatamente, som do tipo "Karaokê", realmente fiz por descuido mesmo, realizei esse procedimento tantas vezes que já decorei a sequência dos fios. No caso o som saiu tipo "karaokê" porque como soldei o GND terra na quarta via, o celular reconhece como se na parte de som estivesse ligado apenas os fios vermelho e verde, o dourado que geralmente é o GND terra, passa a não existir.
Para resolver o problema, apenas invertei os dois fios que foram ligados errado, o GND terra soldei na terceira via do p3, e o microfone foi para o seu lugar na quarta via, problema resolvido e som perfeito.

Esquema quando o fone de ouvido não tem "plaquinha" do botão e microfone
Não é necessário aquela plaquinha com botão e microfone para que você consiga utilizar essas funções, lembrando que o aparelho tem que ser compatível, apesar que hoje em dia todo celular deve ser compatível.Se você tiver um microfone e um botão que tirou de uma placa de um aparelho de DVD velho por exemplo e o microfone de um telefone, é possível montar um fone de ouvido com botão e microfone, você apenas precisa ligar os fios nas vias corretas. Inclusive, no Canal Fazendo Arte fizemos um video mostrando o procedimento para você montar um adaptador com botão e microfone, servindo até como extensor para o cabo do seu fone de ouvido, acesse playlist "adaptadores e adaptações" e confira.
Se você possui um fone de ouvido com essas características, e não sabe a sequência para ligar os fios, na imagem abaixo tem o esquema para montar o fone quando não possui a "plaquinha" do botão e microfone, mais detalhes no vídeo do Canal Fazendo Arte no youtube, link no final da postagem, veja a playlist "só conserto de fones de ouvido".
Lembrando que se o seu fone é daqueles bem simples, barato, que geralmente desmontam facilmente, não tem uma boa qualidade de som, intra auricular e que você comprou na rua ou no camelô, provavelmente não terá fios como nas cores da imagem abaixo. Os fios desses fones de ouvido geralmente são apenas duas cores, vermelho e azul.
Com um multímetro na escala de continuidade você pode testar para saber quais fios corresponde a quais vias. Com as pontas dos fios estanhados, você pode colocar os fones no ouvido, encosta um fio qualquer na ponteiro do multímetro, um outro fio na outra ponteira. Se você ouvir algum chiado, saberá se aquele fio corresponde ao lado direto ou ao lado esquerdo. Para descobrir quais fios acionam o botão e respectivamente também faz a função do microfone, você pode encostar os fios nas ponteiras, aperte o botão, se o multímetro emitir som ou mudar alguma coisa no visor, você descobriu que aqueles dois fios corresponde ao botão e provavelmente ao microfone também,  já que o botão e microfone são ligados nas mesmas vias.
Se você não conseguiu compreender como utilizar o multímetro para descobrir quais fios ligar nas vias do p3, p2 ou p1, talvez no video do Canal Fazendo Arte você consiga compreender melhor, é só pegar a prática que conseguirá consertar um fone em 10 ou 20 minutinhos.
Esquema para fone que não tem a plaquinha do botão e microfone
Fone de ouvido com volume
Nos fones de ouvido que possuem volume, o esquema é o mesmo do  microfone e botão multifunções, o volume vai ligado nos polos " microfone" e "terra GND", normalmente o fio preto ou azul para microfone e fio dourado para GND terra, a diferença é que no meio do circuito onde aumenta e diminui o volume, possui um resistor, que desempenhar as funções de aumentar ou diminuir o som, dependendo do resistor, conforme esquema abaixo:


Consertando fone de ouvido com linha de costura
Fone de ouvido reparado com linha de costura








 Respondendo Comentários do Canal Fazendo Arte:

Comentário 1

Como ligar um fone de 4 vias em um p2 de 3 vias




Comentário 2

Como transformar um P2 de 4 vias em um P2 de 3 vias


Outro Exemplo de fone onde aproveitei a "ponta da fibra" (branca) para fazer o acabamento do fone

Consertando fone com linha de costura
Você pode aproveitar essa "fibra que tem em alguns fones para amarrar a linha, assim ficará mais resistente

Deixe a linha bem esticada enquanto envolve o p2
Quase concluído, agora é puxar o "acabamento" em direção à ponta do P2


Fone de ouvido p2 com com 3 vias


P2 de 3 vias sequência
Ordem dos fios no p2 de 3 vias

Fone acabamento com capa de cabo de rede 
 
Antes de utilizar o espaguete termo retrátil e cola quente no acabamento dos fones, testei diversos tipos de acabamento em plug de fone de ouvido, inclusive tentei utilizar aquela capa dos cabos de rede. Realmente foi só um teste mesmo, não recomendo, pois fica soltando, só se você colar com cola instantânea por exemplo. Realmente  o recomendado mesmo é a cola quente e o espaguete termo retrátil.
Fone Finalizado com capa

Alguns esquemas para soldar os fios na plaquinha e no p3

Esquema de alguns fones de ouvido Samsung:



Esquema do fone de ouvido Motorola ligando na plaquinha do botão e microfone:


Esquema do fone de ouvido da Motorola que possui plug p1 alterando para p3

Esquema do fone de ouvido AKG samsung
Esquema para ligação dos fios no fone de ouvido AKG samsung
Esquema do fone Apple Iphone Lightning
Esquema do fone Lightning 
Se as cores do seu fone forem diferentes, é só seguir o esquema, diferenciando os fios de duas cores e soldando eles juntos no "LR-", geralmente o esquema é esse, lembrando que esse fone lightning da imagem não é original.
Você pode também fazer testes de continuidade, mostramos essas dicas em vários video do Canal Fazendo Arte. Veja a playlist "SÓ CONSERTOS DE FONES DE OUVIDO" no Canal Fazendo Arte.

Esquema para ligar o Fone Lightning em um plug p2
É mais fácil, porém não funcionará o botão + microfone + volume


Nem sempre o defeito esta no plug, pode ser em outro local do fone
Informação atualizada em 19/11/2020
A primeira coisa que vem a nossa cabeça quando o fone de ouvido está falhando, quando está funcionando só de um lado ou não está funcionando nada, é que o problema está relacionado com o plug do fone, e muito provavelmente 90% dos problemas está sim relacionado com a base do plug que fica em movimento e acaba apresentando falhas no decorrer do tempo em que o fone está sendo utilizado. Esse não é o único motivo para um fone parar de funcionar corretamente, o problema pode  também ser em outro ponto do fone, como no exemplo abaixo.
Fone de ouvido rompeu fio terra dentro da caixinha do botão e volume, o outro fio azul já estava bem destruído
Fui fazer um reparo nesse fone de ouvido e após consertar o plug, soldar tudo direitinho e fazer o acabamento com cola quente e espaguete termo retrátil o problema persistiu, foi então que descobri o defeito dentro na caixinha do botão e volume.

Não se baseie apenas nas cores dos fios, nesse exemplo do fone AKG, ao invés do fio vermelho ser ligado na via 2, ele foi utilizado na via 4 do plug p3.

Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios