Sabemos que para consertar qualquer aparelho são necessários equipamentos específicos, muitas vezes não são equipamentos baratos e precisam de uma certa habilidade para manuseio, então o melhor mesmo a fazer nesse caso é levar seu equipamento em uma assistência técnica especializada, que te dará uma garantia pelo serviço prestado, geralmente. Porém, utilizando alguns equipamentos simples e fáceis de encontrar como: Ferro de solda, pasta de solda, estanho, sugador de solda etc..., é possível você mesmo realizar alguns procedimentos, como no meu caso, fiz a troca de um conector p2 do meu computador, áudio on board, saída de som que vem fixada na placa mãe.
Realizei o procedimento pois no video do Canal Fazendo Arte no Youtube ( Link no final da postagem) onde fiz um cabo duas pontas RCA stereo e um plug p2 para ligar no pc, ficou falhando, então fiz novamente o cabo, continuou falhando, só funcionava quando eu pressionava o plug, testei o cabo em outro aparelho e funcionou normalmente, então constatei que o problema estava no plug p2 da placa mãe, saída de áudio do pc, resolvi então fazer a troca do plug.
Antes de gravar o video fazendo a troca da peça, resolvi primeiro fazer um teste removendo o plug de uma placa mãe queimada que tenho aqui, caso eu não conseguisse, nem mexeria na minha placa mãe que está funcionando perfeitamente, afinal o problema é só na saída de áudio, e resolvi o problema comprando uma placa de áudio off board, paguei 20 reais.
 |
Placa de som offboard |
Consegui realizar o procedimento com sucesso, na placa mãe queimada, porém na minha placa foi quase com sucesso, pois o ultimo pino que corresponde ao plug azul, entrada auxiliar, acabei deixando o ferro de solda encostado muito tempo, fazendo com que a parte que dá conexão no pino fosse totalmente corroído, ainda não consegui testar em nenhum aparelho, nem sei como usar na verdade, vou descobrir e faço o teste um dia, incluo a informação aqui.
Pois bem, o procedimento é fácil e ao mesmo tempo difícil. Antes já havia tentado realizar alguns procedimentos parecido, tentando remover componentes daquelas fontes de computador, porém a solda nunca derretia, então agora como tenho um ferro de 50 Watts conseguir realizar tranquilamente, antes só tinha um ferro de solda de 30 Watts. A potência do ferro de solda influência no tipo de material que está trabalhando, ferro de 30 é para coisas mais "leves", para conseguir remover o plug do computador, com o ferro de 50 Watts funcionou perfeitamente.
Como usar o sugador de solda?
Para realizar esse procedimento na sua casa, é necessário um sugador de solda, pois sem ele dificilmente você conseguiria esquentar todos os pontos de solda para puxar a peça, então, tentando sugar ao máximo a solda de cada pino, a peça sai mais facilmente. Se você assistiu o video no Canal Fazendo Arte, viu que eu realmente fiz do meu jeito, eu acho rs, praticamente nunca tinha usado o sugador de solda, apenas uma vez ou outra, mas nem foi tão necessário assim, porém nesse caso foi extremamente necessário.
 |
Exemplo de utilização do sugador de solda, é só pressionar o "gatilho" até o fim, próximo ao botão de disparo,
esquente a solda com o ferro, e rapidamente aproxime a ponta do sugador na solda "derretida" e dispare |
 |
Sugando a solda para trocar o conector p2 |
Percebi que se você jogar um pouco de estanho novo nos pontos onde vai sugar, sai mais facilmente, bem mais fácil do que apenas esquentar o ponto e já de cara tentar sugar, comigo não saiu de jeito nenhum, então resolvi fazer assim, há, e outro ponto que facilitou foi a utilização da pasta de solda, jogando estanho novo com pasta de solda, conforme fiz no video.
Realmente o procedimento não tem segredo, mas você pode romper as trilhas que ligam os pinos do plug, ou do componente que esteja realizando o procedimento, então se você for fazer o procedimento, tente não deixar o ferro de solda muito tempo encostado na peça, mas de resto é só apertar e sugar. Mais informação nos Canal Fazendo Arte.
Lembrando que se você não tiver certeza do que está fazendo, o melhor é levar seu equipamento em uma assistência para que o técnico faça a troca da peça, assim você terá garantia, ou então compre uma placa off board como eu fiz, sai bem mais barato do que tentar realizar o procedimento e danificar a placa mãe.