As vezes precisamos de coisas simples, como um cabo USB maior. Realmente é algo muito simples e possível de encontrar em qualquer lojinha da esquina, também não custa caro, mas se você quer fazer o seu próprio extensor USB, usando coisas que talvez você tenha em casa, o Web Fazendo Arte vai te mostrar como fazer esse cabo.
O problema de fazer um cabo, não é nem a questão de soldar os fios, pois um cabo nada mais é do que plugs ligados corretamente, o problema é como fazer o acabamento do plug, que garantirá a "segurança" ao utilizá-lo. É claro que você não vai tomar um choque utilizando um cabo usb, pois a tensão que corre nele é de 5 volts, impossível levar um choque com 5 volts, mas os pontos de solda não podem ficar expostos, e também não devem ficar soltos, pois com o movimento que o cabo faz quando utilizamos, pode quebrar rapidamente. Então testando diversas formas de fazer o acabamento do cabo, resolvi utilizar, além do espaguete termo retrátil que sempre utilizamos quando fazemos algum cabo no Canal Fazendo Arte do Youtube ( Link do Canal no final da postagem), teste aplicação de um pouco de cola quente para imobilizar os fios, funcionou perfeitamente, então vamos lá para montagem do extensor USB. Para mais detalhes você também pode assistir o video fazendo o extensor USB no Canal Fazendo Arte.
Você irá precisar de materiais para soldar, como ferro de solda, pasta de solda, estanho, a pasta de solda não é obrigatório utilizar, mas ajuda bastante na hora de solda, e para montar o cabo precisará de um plug USB macho, um plug USB fêmea e um fio com 4 vias, pode ser retirada de um mouse quebrado por exemplo, e os plug, caso não queira comprar, também pode aproveitar de aparelhos com defeito, como por exemplo o painel frontal de um computador.
Montando o cabo
A montagem do cabo extensor USB é uma das mais simples, pois praticamente o que você deve observar para não dar nada errado é a posição dos plugs, posiciones os plugs assim:
 |
Posição de referência para soldar os plugs USB |
Com os dois plugs nessa posição, o plástico ( verde) para baixo, e os contatos do USB ( referência ponto cor amarelo ) para cima, é só soldar cada "via" com seu par, como na imagem a baixo:
 |
Referência para soldar e fazer o extensor USB |
A identificação do posicionamento correto dos plugs para que você não solde os fios na posição incorreta é muito importante, então quando estiver realizando o procedimento, solde os fios um por vez, primeiro o positivo ( geralmente fio vermelho) do plug fêmea, depois do macho, depois o fio brando do fêmea, depois do plug macho, e assim por diante.
Acabamento
Para um acabamento resistente, ao longo do tempo que fui fazendo videos para o Canal Fazendo Arte, testei diversas formas de realizar acabamentos para cabos, USB, p2 de fone de ouvido, entre outros. Com esses testes, constatei que para acabamento em p2, fone de ouvido, o melhor é utilizar linha de costura e espaguete termo retrátil, e para acabamento em abo USB, plugs USB, é bom utilizar cola quente e espaguete termo retrátil, ficou bem firme, evitando que o fio se rompa facilmente ao utilizarmos o cabo.
Corte alguns pedaços de espaguete termo retrátil, de acordo com o tamanho desejado. Passe pelo fio antes de soldar os plugs, se soldar antes não conseguirá passar o espaguete. Solde os fios correspondentes e suba os espaguetes para as pontas dos plugs. Passe um pouco de cola quente e esquente o espaguete com um ferro de solda, só aproxime do espaguete que ele contrairá, apertando o fio e aderindo a cola quente também.
Com esse procedimento seu cabo ficará muito mais resistente e flexível. Postei alguns videos utilizando cola instantânea, também é possível fazer e o cabo fica resistente, porém não fica flexível, então a cola quente é melhor para esse procedimento.
O resultado que obtive nesse procedimento foi o cabo dessa forma:
 |
Cabo extensor USB caseiro concluído, testando com pen drive e cabo OTG no celular
Veja também como fazer um cabo OTG no Canal Fazendo Arte |
Realmente o cabo extensor USB é muito simples de fazer, mas atenção, de forma alguma erre a posição dos fios, se por acaso você ligar o positivo no negativo e o negativo no positivo, pode danificar seu aparelho, pois a polaridade estará invertida, de resto é um cabo muito simples de fazer e bastante útil.