Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Como consertar fone de ouvido - Por que o som do meu fone de ouvido um lado sai mais baixo do que o outro - chiando - sem qualidade?

Ouvir música é muito bom, ainda mais quando é com qualidade,  e quando seu fone de ouvido para de funcionar um lado ou os dois, ou até mesmo fica com aquele chiado insuportável, o que fazer? 
No Canal Fazendo Arte no Youtube ( ACESSE O CANAL FAZENDO ARTE AQUI) já compartilhei diversos vídeos consertando fone de ouvido, acesse  a playlist "só conserto de fone de ouvido"  e confira. Como o Canal Fazendo Arte já  está quase completo com diversos tipos de consertos de fones de ouvido, nessa postagem  quero descrever referente a um assunto que vi em diversos  comentários que recebi  no Canal, "Porque um lado do meu fone de ouvido é mais baixo do que o outro?".
Existem diversas respostas para essa pergunta.





VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp

























Possibilidade 1
O alto falante pode ter molhado
Como não conseguimos ver o alto falante, se por acaso ele tiver tido contato com água,  provavelmente você perceberá uma grande diferença no volume e na qualidade do som. Para resolver esse problema, você pode realizar a troca do alto falante. 
Se o alto falante não estiver muito danificado, talvez se você assoprar de leve onde sai o som, pode ser que o plástico da bobina volte a ter seu movimento normal,  então o som sairá igual dos dois lados do ouvido, mas cuidado, não assopre muito forte, nem "sugue" o plástico da bobina de forma muito brusca, pode piorar a situação,  passando de um alto falante com som baixo para um alto falante baixo e com ruído.
Enquanto escrevo essa postagem pensei:
Será  que se colocar o fone de ouvido  no sol  ele volta a qualidade original?
Acho que seria uma boa tentar essa alternativa, caso não  consiga resolver de nenhuma forma e queria muito recuperar seu fone.
Exemplo de alto falante aberto
Alto falante aberto, mostrando bobina e membrana ( plástico do alto alto falante)
Possibilidade 2 
O plástico da bobina pode ter "entortado"
Se o plástico que fica colado na bobina estiver torto, o som provavelmente não sairá normal, inclusive pode até sair áudio acompanhado de um chiado desagradável. Isso acontece porque quando  o plástico da bobina está  torto, ela encosta no imã,  causando o ruído,  que por sinal  acaba com a qualidade da música, e também pelo fato do plástico está na posição incorreta, o alto falante acaba não gerando o som no volume correto, esse é um dos motivos que pode causar o "famoso" som do fone de ouvido um lado mais baixo do que o outro.


A solução  para esse tipo de problema também é fazer com que o plástico da bobina volte para seu local de origem, você  pode assoprar de leve para tentar posicioná-lo, já  que não temos acesso ao alto falante, só se remover a "tampinha" que possui vários furos.

Possibilidade 3
Soldagem incorreta dos fios no plug
No conserto do fone você pode ter ligado os fios na ordem incorreta. Se você ligar algum fio na via incorreta quando estiver consertando, o som pode sair apenas  de um lado do fone, ou em nenhum lado, ou até  mesmo sair aquele só  de "karaoke", quando só  escutamos  o som dos instrumentos,  a voz do cantor até  sai, porém bem  baixinha,  bem distante.


Quando isso acontece, geralmente o problema está na via 3 do p3, que é o GND terra, temos que ver se realmente o fio está passando  conexão para sair o som.
Pode ser também que ao soldar os fios no p3, algum pedacinho de fio bem ficou fazendo contato com outras as vias do plug, ou também o restante de pasta de solda que fica depois que soldamos os fios provocou o mau contato. Quando isso acontece, o som pode sair mono ( Um tipo de som que não  tem aquela "jogada de som" de um lado para o outro, por exemplo, o som da guitarra só sai do lado direito do ouvido e o som do contrabaixo só  do lado esquerdo), pode sair som tipo "Karaoke", pode ser que o botão  ou microfone não  funcione,  ou sai som em apenas um lado fone de ouvido. 


É  interessante usar pasta de solda quando for realizar o procedimento,  ela ajuda a separar os pontos de solda, facilitando muito o procedimento, porém  ao concluir o procedimento limpe muito bem o local soldado evitando mau contato como foi dito. Na verdade realizar o conserto de um fone de ouvido soldando os fios no p1,p2 ou p3 sem usar pasta de solda, pode tornar a tarefa muito mais maçante e complicada do que parece, sujeito a falhas como as citadas nessa postagem e em outros exemplos do Canal Fazendo Arte.


Possibilidade 4
Talvez o problema esteja no aparelho.
Muito provavelmente não  é esse o problema, porém  não  podemos descartar a hipótese de aparelho danificado. Para ter certeza, realize testes utilizando um fone de ouvido que você tenha plena certeza do funcionamento correto, assim saberá se o problema é no seu fone ou no aparelho.
Inseri essa hipótese aqui apenas para agregar mais informação na tentativa de identificação do problema, porém como foi dito, muito difícil mesmo o problema ser esse. Se você realizar os testes e constatar que o problema é no aparelho, o ideal é levar a uma assistência técnica para o devido reparo, pois provavelmente  será necessário a troca do encaixe p3 fêmea. Se bem que um aparelho com problema no p3 ( local que encaixa o fone de ouvido) deve apresentar falha no som, ficando intermitente, uma hora sai som em outro momento não, essa questão de fone de ouvido um lado mais baixo do que o outro é muito mais relacionado ao alto falante do que qualquer outra coisa, mas é sempre bom confirmar.
Acredito que  na maioria das vezes, um dos lados do fone de ouvido fica mais baixo do que o outro porque o plástico da bobina que gera o som está torto, como foi citado, pelo fato do alto falante ser sensível, qualquer "pressão" que o mesmo sofra, como por exemplo se você  abafar bruscamente  o alto falante com a mão,  o plástico  da bobina pode se deslocar da sua posição original ocasionando o problema  no som.  
Realmente a parte principalmente de um  fone de ouvido  com certeza é o alto falante, como vimos no video do Canal Fazendo Arte onde reciclo alguns pedaços de fones de ouvido achados na rua, o procedimento só foi possível porque os alto falantes estavam em bom estado, caso contrário não seria possível recuperá-lo, vamos reciclar.
Se o seu fone é daqueles bem caros e você não  quer perder, cuide bem dele, pois fone quebra fácil, principalmente dependendo da forma que você utiliza. E se seu fone não  for daqueles "luxuosos" cuide também,  caso não  queria que ele pare de funcionar justamente naquela hora que você vai sair de casa e quer ouvir aquela música que gosta tanto. Realmente para quem não  vive sem música,  é muito chato quando o fone de ouvido quebra, é bom sempre ter outro reserva para garantir que nao vai ficar  sem suas músicas favoritas. E como foi dito no começo da postagem, tem muitos videos e dicas no Canal Fazendo Arte e aqui no Web Fazendo Arte, sempre compartilhando ideias e dicas para tentar te ajudar de alguma forma. 

Possibilidade 5
Sujeira no alto falante
Informação atualizada em 14/08/2019
Sempre que encontro uma possibilidade de problema que possa alterar a qualidade do som de alguma forma, procuro tirar uma foto no celular para acrescentar a informação aqui. 
Imã do alto falante sugando o push button
Na imagem acima podemos ver um push button sendo puxado para o alto falante. Isso também pode ser um dos motivo pelo qual seu fone de ouvido está com ruído no som ou até mesmo som baixo, principalmente se o que foi sugado pelo alto falante foram pequenos pedaços de imã.
Esse fato provavelmente só vai acontecer com pessoas que trabalham em locais que manipulam ou serram metais, apesar que um amigo uma vez me pediu para ver porque o som do celular dele estava muito baixo. Quando abri o aparelho  estava coberto por pequenos pedaços de imã ou metais, há não, ele trabalha com isso, acabei de lembrar kkk.

Possibilidade 6
Informação atualizada em 19/05/2020
Essa possibilidade é relacionada a um e-mail que recebi recentemente, a pessoa reclama que o som do seu headphone estava chiando muito, então percebemos que a bobina do alto falante tinha descolado do plástico.
Nesse caso para o alto falante voltar a funcionar como antes, só fazendo uma restauração radical, sendo necessário remover o plástico do alto falante, como mostrado na imagem mais acima, depois é só colar a bobina de cobre. Acredito que você pode utilizar cola instantânea, caso seu alto falante tenha chegado nessa condição, não testei, mas uma vez a muito tempo consertei meu fone usando o esmalte da minha mãe kkkk, não segurou tão bem, porém quebrou um galho na época, pois não tinha um centavo pra comprar um fone novo.
Levando em consideração que fone de ouvido é alto praticamente descartável, com certeza vale a pena tentar recuperar de alguma forma, se bem que acredito mais no sucesso da restauração utilizando cola instantânea, pois o esmalte demora muito mais para secar e pode não segurar bem a bobina.

Então é isso pessoal, só mais algumas informações para complementar a postagem, e tome cuidado com o seu fone de ouvido, não deixe perto desse tipo de material, evite também contato com água.
Encontrando um  outro possível motivo que possa causar problema no fone de ouvido, alterando a qualidade do som, acrescento a informação aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios