Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Como fazer diversos adaptadores de fone de ouvido, microfone, USB, P2, P3 ( eletrêto )

O que fazer quando precisamos ligar aquele aparelho que possui uma entrada diferente do cabo que possuímos, ou quando precisamos conectar mais de um aparelho no mesmo cabo, para ouvir música em dois fones de ouvido por exemplo, ou o contrário, o que fazer? 
Acho que você responderia que deve comprar o cabo, adaptador ou fone de ouvido específico para a entrada do dispositivo. Claro que esse é o procedimento mais  correto, sem contar que é mais fácil, mas talvez você possa resolver esse problema com alguma coisas que tenha  na sua casa, e também um pouco de disposição, materiais adequados para o procedimento e um pouco de habilidade para soldar.
Com um pouco de criatividade você pode fazer seu próprio adaptador e ligar aquele fone com entrada diferente em vários dispositivos diferentes.  Aquele cabo usb que possui plug diferente você pode trocar, são diversas as possibilidades existentes. 
Ao invés de ter toda essa trabalheira que fazemos no Canal Fazendo Arte do Youtube, (Link do Canal no final da postagem) você pode comprar esse adaptador como foi citado, porém, se você é o tipo de pessoa que gosta de criar, e possui um ferro de solda, pasta de solda, estanho e um multímetro por exemplo, você já tem o básico para fazer seus adaptadores, claro que se tiver algumas coisas complementares como uma pistola de cola quente, espaguete termo retrátil e linha de costura, conseguirá fazer tudo mais facilmente e com mais qualidade, principalmente se fizer o acabamento do plug com cola quente e espaguete termo retrátil, que foi uma das nossas últimas descobertas no Canal Fazendo Arte. Sempre fiz os acabamentos dos fones consertados usando linha de costura e espaguete termo retrátil, depois que percebi que com cola quente e espaguete termo retrátil fica muito melhor, sempre faço assim agora.
Quem  acompanha os videos do Canal, sabe que as postagens aqui do Web Fazendo Arte são na maioria das vezes relacionada a algum video do Canal, então para mais detalhes dos procedimento assista os videos. Vou listar todos os adaptadores que já fizemos no Canal, e sempre que uma nova gambiarra  relacionada a adaptador feita no Canal, incluo o esquema nessa postagem.









VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp



















Adaptador para ligar dois fones de ouvido no mesmo celular
Para fazer esse adaptador você precisará de:
- fio de fone de ouvido com 3 vias ( 3 fiozinhos)
- 1 plug p2 macho ( 3 vias)
- 2 plugs p2 fêmea ( 3 vias)
- Materiais para soldagem, ferro de solda, pasta de solda, estanho, multímetro


Conforme fizemos no video do Canal Fazendo Arte, você deve descobrir qual via do p2 fêmea corresponde com a via do plug macho. Realize teste de continuidade plugando um p2 macho no p2 fêmea. Encoste uma das pontas do multímetro na primeira via do p2 macho. Agora a outra ponta do multímetro vá encostando nos contatos do p2 fêmea, quando acionar no multímetro você saberá que via 1 do p2 macho corresponde com a via do p2 fêmea que acionou.
Agora que você já descobriu qual via corresponde ao lado esquerdo do ouvido, no caso a primeira via do p2, é só pegar dois pedaços de fio de fone de ouvido e juntar duas vias de cada fio. Sugiro usar os fios de cor verde, pois essa é a cor que normalmente é utilizada no "lado esquerdo do ouvido".
Após juntar os fiozinhos verde, solde-os na via fêmea que acionou quando você estava procurando a primeira via do p2, dois fios foram soldados na via p2 fêmea. Do outro lado de cada fio de fone de ouvido sobrou dois fios verde, solde um em cada primeira via dos p2 macho. Pronto, a via 1 ( lado esquerdo do ouvido já estão ligadas.
Realize o mesmo procedimento para as vias 2 e 3 dos p2, normalmente na via 2 encontramos fios de cor vermelha, na via 3 que é o GND terra encontramos fios de cor dourada.
Após soldar dois fiozinhos vermelho na segunda via do p2 fêmea, e dois fiozinhos dourado na terceira via, e depois soldar cada fio no p2 macho de acordo com a sua posição, o adaptador para ligar dois fones de ouvido no mesmo celular ou qualquer dispositivo com saída de som pelo p2 estará pronto, quer dizer, quase pronto, pois temos que ver a questão do acabamento do plug, procedimento muito importante para a durabilidade do nosso adaptador caseiro, dica para acabamento dos plug mais a baixo. Para melhor entendimento do procedimento assista o video no Canal Fazendo Arte, link no final da postagem. Acesse a playlist "ADAPTADORES E ADAPTAÇÕES" que o video está disponível lá.

Adaptador para ligar dois aparelhos no mesmo fone de ouvido 
O procedimento para fazer adaptador e ligar dois aparelhos com saída de som p2 no mesmo celular, é praticamente o mesmo procedimento do adaptador para ligar dois fones de ouvido no mesmo celular. A diferença desse adaptador é que ao invés de utilizarmos dois p2 fêmea e um p2 macho, devemos utilizar dois p2 macho e um p2 fêmea, o esquema de soldagem é praticamente o mesmo.
Só há uma advertência  nesse procedimento, como um aparelho praticamente fica "jogando som para o outro", é interessante incluir algum componente eletrônico ( como o diodo) entre as ligações para que isso não aconteça. Se você for usar em aparelhos como celulares acredito que não cause nenhum problema, porém é interessante incluir um diodo, ainda não fiz esse procedimento, quando fizer incluo mais informações aqui.

Adaptador extensor fone de ouvido com e sem botão/microfone
Se você possui um fone de ouvido sem botão/ microfone e gostaria de incluir, para ter mais funcionalidades como por exemplo atender uma ligação, pausar música, entre outras funções, o procedimento é bem simples. Seguindo a mesma regra para descobrir as posições dos fios no plug p2 fêmea, que nesse caso precisamos de um p3 macho, ( 4 vias) pois só com o p4 é possível incluir botão e microfone no nome de ouvido. O plug que vamos encaixar o celular pode ser p2 fêmea de 3 vias mesmo, pois o botão e microfone ficaram entre o p3 macho e o p2 fêmea. Sabendo a posição das vias no p2 fêmea onde vamos encaixar o celular, é só fazer a ligação conforme esquema abaixo:
Realmente não sou artista kkk, mas acho que o esquema que tentei desenhar dá pra entender quais fios devemos ligar no p3 para usar as funções de botão e microfone. O botão e microfone, bem como botões de volume, são todos ligados na terceira e quarta via dos P3, representado pelas cores azul e amarelo na imagem a cima. Após fazer a ligação do microfone e botão, é só colocar p2 fêmea na ponta, seguindo a mesma ordem de ligação dos outros adaptadores. No caso o fio do microfone, fio azul, será ligado até o botão, passando pelo microfone. Já o fio amarelo, conforme imagem, temos que ligar no GND terra do p2 fêmea, para que o fone de ouvido funcione corretamente.
Somente como curiosidade, sabe o que acontece se você ligar apenas o fio verde e vermelho?
Provavelmente sairá aquele som tipo "karaokê", onde praticamente só conseguimos ouvir os instrumentos, a voz do cantor fica bem de fundo, quase não é possível ouvir.

Adaptador para ligar microfone separado dos fones ( 2 p2 fêmea com 1 p3 macho)
Outro procedimento bastante pedido no Canal Fazendo Arte no Youtube, ( Link do Canal no final da postagem) é um adaptador para ligar microfone e fones separados, normalmente esses notebooks mais modernos possuem essa entrada p3, tipo entrada de celular, onde lá temos todas as funções, microfone, alto falantes, volume, botão de play/pause/atender ligação etc. Esse tipo de adaptador normalmente é utilizado para ligar aqueles head phones que possuem dois plugs, um do microfone e outro dos alto falantes.
Adaptador para Headphone com dois plugs, alto falantes e microfone separados
Pode ser utilizado também no celular, já que a combinação das vias p3 do celular é dos notebooks que possui apenas uma entrada são as mesmas, sempre aquela sequência:
Na via 1 - lado esquerdo
Na via 2 - lado direito
Na via 3 - GND terra
Na via 4 - microfone (também corresponde ao botão de atender ligação + volume)
Para fazer esse adaptador, você apenas precisará desmembrar as vias 3 e 4 em outro plug p2 fêmea, que será utilizado para ligar o microfone. Já as vias 1, 2 e 3, serão ligadas em outro p2 fêmea.
Esquema para ligação de headphones de dois plugs em aparelhos com apenas uma entrada

Esquema com outra visão do adaptador microfone e fone de ouvido para p3
Esse procedimento é muito parecido com o  primeiro adaptador mostrado nessa postagem, a diferença é que em um dos lados, ao invés de ligar três vias você liga apenas duas, no caso a terceira e quarta via do p3 macho. No plug p2 fêmea você terá que fazer um jumper (juntar) na primeira e segunda via, ligando a terceira via do p3 macho na terceira via do p2 fêmea, e a quarta via do p3 macho será ligada na primeira e segunda via do p2 fêmea, aquela que você jumpeou.

Adaptador de USB (mouse/teclado) para encaixe PS2 PC
Para o procedimento onde você consegue usar um teclado ou mouse USB na entrada Ps2 do computador acesse a postagem abaixo:
Muitas pessoas ao verem a palavra PS2, já pensam logo no Video Game PlayStation 2, porém esse também é nome daqueles encaixe de teclado e mouse, normalmente nas cores verde e roxo, também é ps2.
Essa é imagem do adaptador de teclado e mouse com plug ps2, convertendo para USB
Qual a melhor forma para fazer acabamento para os adaptadores caseiro
Conforme fomos fazendo os procedimentos do Canal Fazendo Arte, descobri que a melhor forma de fazer um acabamento de plug duradouro é utilizar cola quente e espaguete termo retrátil. O espaguete termo retrátil não é um material tão difícil de ser encontrado, é vendido em qualquer loja de componentes eletrônicos, pois é um material muito utilizado pelo pessoal que trabalha na área. Antigamente eu fazia os acabamentos de plugs de fones de ouvido utilizando linha de costura e espaguete termo retrátil. Pra falar a verdade nem utilizava o espaguete termo retrátil, no começo dos videos do Canal eu utilizava a capa dos fios, esses fios de tomada mesmo, 110 /220, pois era o que eu tinha na época, não conhecia o espaguete termo retrátil, depois que descobri esses excelente material não parei de utilizar, inclusive comprei até outros tamanhos para testar em outros procedimentos, inclusive até encapamos uma placa de mp3 dando utilidade para o dispositivo, colocando um p2 fêmea. Realmente o espaguete termo retrátil é um ótimo material, e combinando com a cola quente para fazer os acabamentos, realmente fica muito resistente, se eu encontrar um outro tipo de acabamento para plugs compartilho a informação e ideia aqui.

Onde consigo os plugs e fios para fazer meus adaptadores caseiro
Se a ideia é fazer adaptadores caseiro, o ideal é que seja tudo retirado de aparelhos que não funcionam mais, como rádios quebrados, painel frontal de pc, mp3 danificado, pedaços de fones de ouvido, entre outras coisas, porém nada impede que você compre os plugs em lojas de componentes eletrônicos. Nesse caso é melhor comprar o adaptador já montado e pronto para usar, você vai pagar um pouco mais caro, porém não terá trabalho algum, se bem que alguns dos adaptadores que já fizemos no Canal, não devem ser tão fácil de encontrar para comprar, como o caso do adaptador para ligar dois celulares no mesmo fone de ouvido, inclusive esse procedimento foi resposta de um comentário que recebi no Canal Fazendo Arte.

Onde encontro os vídeos com detalhes dos adaptadores
Sempre que eu fizer um novo adaptador incluo a informação e alguns detalhes aqui. Acesse a playlist "ADAPTADORES E ADAPTAÇÕES", sempre faço um video detalhando o procedimento para tentar te ajudar de alguma forma.

Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios