Dica mais recente
Como colocar micro USB fêmea em aparelhos para recarregar a bateria com cabo USB
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O benefício do aparelho que possui uma entrada USB para recarregar a bateria e transferir dados, é que o cabo USB é muito fácil de ser encontrado, diversos celulares possuem esse tipo de conexão.
Você também pode comprar aqueles kits de pilhas recarregáveis que já vem com carregador geralmente, isso se você não quiser ficar comprando pilhas sempre, é uma opção.E se ao invés disso você inserisse um micro USB fêmea e uma pilha ou bateria recarregável no aparelho, poderia melhorar a performance do seu apartamento, não é verdade?
Pois bem, é justamente o procedimento que vamos demostrar aqui e no video do Canal Fazendo Arte no Youtube ( Link do Canal no Final do Postagem).
Depois que fiz esse procedimento do micro USB fêmea no mouse sem fio, resolvi comprar outro mouse, gostei bastante desse tipo de mouse, porém não observei que ele também possui o botão power, entretanto, mesmo se esquecemos o mouse ligado, ele "hiberna", evitando consumo exagerado das pilhas, inclusive utilizei esse outro mouse para fazer o volante caseiro que você pode conferir lá no Canal Fazendo Arte, está na playlist de "RECICLAGEM".
https://youtube.com/playlist?
(PLAYLIST 2)
ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV https://www.youtube.com/
(PLAYLIST 3)
https://www.youtube.com/
(PLAYLIST 4)
BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS
https://www.youtube.com/
(PLAYLIST 5)
PLAYLIST Bluetooth e adaptaçõeshttps://www.youtube.com/
(PLAYLIST 6)
PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU https://www.youtube.
(PLAYLIST 7)
PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções https://www.
(PLAYLIST 8)
Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ
https://www.youtube.com/
Passo 1 - Materiais e Ferramentas para o procedimento
- Micro USB fêmea ( pode remover de algum aparelho danificado caso não queria comprar)
- Fios de fone de ouvido
- Componentes eletrônicos e leds ( encontramos em restos de placas danificadas)
- Ferro de solda
- Pasta de solda
- Estanho
- Multímetro
Todos aqueles equipamentos que sempre mostramos nos videos do Canal, quanto mais ferramentas mais fácil você conseguirá realizar os procedimentos.
Realize a abertura do seu aparelho e encontre o melhor local para fazer a adaptação. Procure um local para encaixar o micro USB, de forma que não atrapalhe o funcionamento e fechamento do mesmo.
Se o seu mouse ou aparelho que pretender fazer a adaptação for muito pequeno, talvez não seja possível realizar o procedimento, porém como o micro USB fêmea é uma peça que pode ser adaptada em "qualquer" local, acho difícil não ser possível a adaptação. Lembrando que você deve isolar bem os fios para não ter contato na placa. Outra observação é que esse procedimento só é possível realizar em aparelhos que trabalham com até 5 volts, geralmente os aparelhos a pilha trabalham com 1.5 volt s, uma pilha, volts 3 volts, duas pilhas. Também é possível realizar em aparelhos com aquelas baterias de 3.7 volts, é só você adequar a carga que será direcionada para o aparelho, evitando danificá-lo. Muito cuidado ao realizar o procedimento, seus aparelhos podem ser danificados caso realize alguma ligação incorreta.
Passo 3 - Removendo micro USB fêmea - Identificando posição para soldar os fios positivo e negativo
No Canal Fazendo Arte, procuro sempre reciclar e reaproveitar peças de outros aparelhos, sempre passando a ideia de sustentabilidade/ reciclagem.
Removendo micro USB fêmea da placa de um celular danificado |
Plugando cabo USB para facilitar a remoção do micro USB fêmea |
Posicionando o plug para soldar os fios positivo e negativo
Para identificar qual é o lado positivo e o negativo no micro USB fêmea, você pode utilizar um cabo USB por exemplo, então é só plugar no micro USB fêmea que você removeu. Conforme imagem, na posição que o micro USB macho se encontra, o lado direito é o negativo e esquerdo é o positivo, utilizei como referência as travinhas do micro USB macho para facilitar sua visualização. Atenção, as vias positivo e negativo não podem ser invertidos, seu aparelho pode ser danificado.
Agora que você já identificou os polos positivo e negativo, é só soldar os fios. Recomendo utilizar fio de fone de ouvido, pois é bem fino e facilitará a soldagem. Recomendo também deixar só a pontinha do fio estanhado, facilitará muito mais o procedimento.
Então é só soldar os fios nas vias correspondentes, positivo no positivo, e negativo no negativo, as vias do meio ficam sem uso nesse procedimento, elas são as vias para passagem de dados e também no caso do micro USB macho, a via 4 ao lado do negativo, ativa o OTG, conforme mostramos em outros procedimentos e postagens do Canal Fazendo Arte.
Ligação dos fios positivo e negativo no micro USB fêmea, as 3 vias do meio ficam sem uso |
Resistência dos fios no encaixe USB fêmea
Após soldar os fios no micro USB fêmea, se você aplicar um pouco de cola quente, com certeza reforçará e evitará que o fio solte.
Travando os fios de fone de ouvido com cola quente |
Depois de localizar o melhor local para realizar a adaptação do micro USB, realize a abertura da carcaça do seu aparelho, no meu caso o mouse.
Exemplo de abertura da carcaça utilizando estilete |
Abrindo a carcaça do mouse para encaixar o micro USB fêmea |
Colando o micro USB fêmea com cola quente |
Na segunda tentativa, reaproveitei o micro USB de um adaptador que encontrei na rua, adaptador de micro USB para plug tipo C.
Evite utilizar cola instantânea, você pode acabar tendo trabalho dobrado se a cola entrar no plug |
Fio para reforçar a adaptação do micro USB fêmea |
Agora que o micro USB fêmea já foi colado na carcaça do mouse e reforçado com o pedaço de fio, é só soldar os fios positivo e negativo na placa.
Soldando os fios positivo e negativo do micro USB fêmea nos polos da pilha |
Cortando o fio para inserir os componentes para reduzir a voltagem |
Testando se os 5 volts estão chegando corretamente no aparelho. |
Ligação dos componentes em série |
Ligação em Série consiste em ligar o positivo de um componente com o negativo do outro, até sobrar uma ponta negativa e outra positivo |
Se você for utilizar Led no procedimento, o lado "maior" do led é o negativo, e o menor é o positivo, conforme imagem a baixo:
Polaridade do led |
Depois de concluir e fixar todos os componentes dentro do aparelho é só fechá-lo conforme estava antes.
O led azul fica mais forte quando a bateria está descarregada, a medida que a pilha vai recarregando o led vai apagando, é uma boa referente para saber a carga da pilha, porém vou realizar melhorias no procedimento e em breve incluso mais informações aqui.
Esse procedimento realmente é uma gambiarra, é interessante que a adaptação seja realizado apenas por pessoas que possui conhecimento mínimo em solda, testes de voltagem etc...
Use sempre aparelhos de proteção como luvas, óculos, máscara, evitando inalar a fumaça gerada pelo estanho, evitando também cortes e queimaduras ao utilizar o estilete e ferro de solda, no caso da pistola de cola quente, quando você "derrama" muita cola em um único local, pode se tornar muito perigosa, pois o calor é maior e demora mais tempo para esfriar e secar, eu mesmo já me queimei a ponto de gerar uma grande ferida no meu dedo kkk, muito cuidado pessoal, essas são só mais algumas dicas do Canal Fazendo Arte para que você possa realizar suas gambiarras com o máximo de cuidado possível.
A adaptação ficou bem legal e útil, porém vou mudar os componentes utilizados, como disse, em breve volto nessa postagem para incluir mais informações dos componentes utilizado, estou pensando em deixar um led e colocar um diodo, removendo o Infravermelho e o resistor, estou pensado inclusive em colocar uma bateria mais forte, tipo bateria de celular ou de aparelhos tipo mp3, porém vou ter que reduzir a voltagem também, pois essas baterias geralmente trabalham com 3.7 volts. Essas são só mais algumas dicas do Canal Fazendo Arte, em breve volto aqui para mostrar como ficou.
E se eu não quiser colocar componente para reduzir a voltagem, posso?
Atualizando informação em 10/04/2019
Não é recomendado fazer o procedimento sem reduzir a voltagem, pois como sabemos o USB trabalha com 5 volts, já esses aparelhos geralmente trabalham com 3.7 volts, se for apenas uma pilha a voltagem é menor ainda, 1,5 volts, o perigo de danificar o aparelho ligando um cabo USB é maior ainda, porém fiz esse procedimento sem colocar componente algum em um babeador elétrico que trabalha com 3.7 volts, liguei os fios vermelho (positivo) e preto (negativo) diretamente, está funcionando dessa forma a uns 5 anos mais ou menos. Talvez não danificou por se tratar apenas de uma simples placa e um motorzinho, mas não é recomendado esse tipo de ligação.
Para mais detalhes do procedimento, assista o video postado no Canal Fazendo Arte, o video está disponível na playlist "ADAPTADORES E ADAPTAÇÕES", o título do video é: "Como colocar micro USB fêmea em aparelhos para recarregar com cabo USB"
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos