Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Como colocar micro USB fêmea em aparelhos para recarregar a bateria com cabo USB

Depois que o USB foi criado, diversos aparelhos passaram a utilizar esse tipo de conexão para transferir dados e recarregar a bateria dos aparelhos.
O benefício do aparelho que possui uma entrada USB para recarregar a bateria e transferir dados, é que  o cabo USB é muito fácil de ser encontrado, diversos celulares possuem esse tipo de conexão.
Digamos que você comprou um mouse sem fio e não percebeu que ele possui botão power, ( botão Liga/Desliga) foi justamente o que aconteceu comigo. O primeiro mouse sem fio que comprei possui aquela tecnologia que ao deixar o aparelho sem uso por alguns segundos, ele entra em modo  standbye (modo de espera), o aparelho só volta funcionar quando você está trabalhando com ele, caso contrário ele hiberna, economizando pilha. Já esse outro mouse com interruptor que comprei, não trabalha assim, ele só para de funcionar quando desligamos no interruptor. A parte ruim é justamente o consumo de pilhas, claro, se você esquecer ele ligado, a bateria é descarregada. Inclusive uma observação, exatamente agora lembrei que sai de casa e esqueci ele ligado kkk. Realmente eu tinha esquecido o mouse ligado mesmo o dia inteiro.
Você também pode comprar aqueles kits de pilhas recarregáveis que já vem com carregador geralmente, isso se você não quiser ficar comprando pilhas sempre, é uma opção.E se ao invés disso você inserisse um micro USB fêmea e uma pilha ou bateria recarregável no aparelho, poderia melhorar a performance do seu apartamento, não é verdade?
Pois bem, é justamente o procedimento que vamos demostrar aqui e no video do Canal Fazendo Arte no Youtube ( Link do Canal no Final do Postagem).
Depois que fiz esse procedimento do micro USB fêmea no mouse sem fio, resolvi comprar outro mouse, gostei bastante desse tipo de mouse, porém não observei que ele também possui o botão power, entretanto, mesmo se esquecemos o mouse ligado, ele "hiberna", evitando consumo exagerado das pilhas, inclusive utilizei esse outro mouse para fazer o volante caseiro que você pode conferir lá no Canal Fazendo Arte, está na playlist de "RECICLAGEM".

Vamos lá para a adaptação!




VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp




















Passo 1 - Materiais e Ferramentas para o procedimento
Para esse procedimento você precisará de :
- Micro USB fêmea ( pode remover de algum aparelho danificado caso não queria comprar)
- Fios de fone de ouvido
- Componentes eletrônicos e leds ( encontramos em restos de placas danificadas)
- Ferro de solda
- Pasta de solda
- Estanho
- Multímetro
Todos aqueles equipamentos que sempre mostramos nos videos do Canal, quanto mais ferramentas mais fácil você conseguirá realizar os procedimentos.

Passo 2 - Abertura do aparelho
Realize a abertura do seu aparelho e encontre o melhor local para fazer a adaptação. Procure um local para encaixar o micro USB, de forma que não atrapalhe o funcionamento e fechamento do mesmo.
Se o seu mouse ou aparelho que pretender fazer a adaptação for muito pequeno, talvez não seja possível realizar o procedimento, porém como o micro USB fêmea é uma peça que pode ser adaptada em "qualquer" local, acho difícil não ser possível a adaptação. Lembrando que você deve isolar bem os fios para não ter contato na placa. Outra observação é que esse procedimento só é possível realizar em aparelhos que trabalham com até 5 volts, geralmente os aparelhos a pilha trabalham com 1.5 volt s, uma pilha, volts 3 volts, duas pilhas. Também é possível realizar em aparelhos com aquelas baterias de 3.7 volts, é só você adequar a carga que será direcionada para o aparelho, evitando danificá-lo. Muito cuidado ao realizar o procedimento, seus aparelhos podem ser danificados caso realize alguma ligação incorreta.

Passo 3 - Removendo micro USB fêmea - Identificando posição para soldar os fios positivo e negativo
No Canal Fazendo Arte, procuro sempre reciclar e reaproveitar peças de outros aparelhos, sempre passando a ideia de sustentabilidade/ reciclagem.
Removendo micro USB fêmea da placa de um celular danificado
Para remover o micro USB fêmea, você deve derreter todos os pontos de solda, force a peça enquanto vai esquentando os pontos. Você pode plugar um cabo USB no micro USB, então enquanto vai esquentando os pontos você vai forçando a peça para cima. Utilize um cabo velho, evitando danificá-lo. Seria interessante utilizar uma estação de solda para remover a peça mais facilmente, porém como a ideia aqui do Web Fazendo Arte é passar dicas "simples", procuro fazer tudo com o ferro de solda, até mesmo porque é a única ferramente que possuo hoje kkk.
Plugando cabo USB para facilitar a remoção do micro USB fêmea
Normalmente a solda para fixar o micro USB fêmea na placa, está por baixo da peça, então ao perceber que a peça está começando a se mover, tente encostar a ponta do ferro de solda por baixo da peça. Encaixe micro USB removido com sucesso. Normalmente as trilhas e pontos de solda onde a peça estava fixada é destruída, então é interessante utilizar placas velhas. Se você pensa em reutilizar a placa, o ideal é remover a peça utilizando uma estação de solda, pois ela joga ar quente por baixo da peça.



Passo 4  - Ligando os fios do  micro USB fêmea e soldando na placa do aparelho

Posicionando o plug para soldar os fios positivo e negativo
Para identificar qual é o lado positivo e o negativo no micro USB fêmea, você pode utilizar um cabo USB por exemplo, então é só plugar no micro USB fêmea que você removeu. Conforme imagem, na posição que o micro USB macho se encontra, o lado direito é o negativo e esquerdo é o positivo, utilizei como referência as travinhas do micro USB macho para facilitar sua visualização. Atenção, as vias positivo e negativo não podem ser invertidos, seu aparelho pode ser danificado.

Agora que você já identificou os polos positivo e negativo, é só soldar os fios. Recomendo utilizar fio de fone de ouvido, pois é bem fino e facilitará a soldagem. Recomendo também deixar só a pontinha do fio estanhado, facilitará muito mais o procedimento.

Então é só soldar os fios nas vias correspondentes, positivo no positivo, e negativo no negativo, as vias do meio ficam sem uso nesse procedimento, elas são as vias para passagem de dados e também no caso do micro USB macho, a via 4 ao lado do negativo, ativa o OTG, conforme mostramos em outros procedimentos e postagens do Canal Fazendo Arte.
Ligação dos fios positivo e negativo no micro USB fêmea, as 3 vias do meio ficam sem uso
É muito importante ligar os fios positivo e negativo corretamente, caso contrário seu dispositivo podem ser danificado. Essa é a parte mais "complicada" do procedimento, pois os pontos de solda do micro USB fêmea são bem próximos um do outro, por isso recomendo o uso do fio de fone de ouvido, assim terá maior precisão na hora de soldar, evitando juntar as vias no momento que aplicar a solda.

Resistência dos fios no encaixe USB fêmea
Após soldar os fios no micro USB fêmea, se você aplicar um pouco de cola quente, com certeza reforçará e evitará que o fio solte.
Travando os fios de fone de ouvido com cola quente
Passo 5  - Abrindo a carcaça e fixando o Micro USB 
Depois de localizar o melhor local para realizar a adaptação do micro USB, realize a abertura da carcaça do seu aparelho, no meu caso o mouse.
Exemplo de abertura da carcaça utilizando estilete
Depois de marcar o local para realizar a abertura, utilizando o estilete ou até mesmo a ponta de um ferro de solda, faça a abertura do tamanho do micro USB fêmea. Se você encaixar conseguir encaixar o micro USB perfeitamente na abertura, facilitará muito o procedimento.
Abrindo a carcaça do mouse para encaixar o micro USB fêmea
Agora que a peça já está encaixada na carcaça do mouse é só colar. Como disse não é interessante utilizar cola instantânea nesse procedimento, pois a cola pode entrar no micro USB pelo furos que o mesmo possui, utilizei cola quente e funcionou perfeitamente. A cola quente também pode entrar no plug, porém é mais difícil de danificá-lo, recomendo plugar uma ponta micro USB macho enquanto estiver colando, assim fica mais difícil da cola entrar na peça.
Colando o micro USB fêmea com cola quente
Quando estava gravando o video da adaptação USB que foi postado lá no Canal Fazendo Arte, para tentar deixar o encaixe micro USB fêmea bem travado utilizei cola instantânea, até da certo dependendo do jeito que fizer, o único problema é se a cola instantânea entrar no plug, o mesmo será danificado como aconteceu comigo, você precisará de outro plug micro USB fêmea, pois se a cola instantânea entrando no micro USB fêmea, danificará a peça.
Na segunda tentativa, reaproveitei o micro USB de um adaptador que encontrei na rua, adaptador de  micro USB para plug tipo C.
Evite utilizar cola instantânea, você pode acabar tendo trabalho dobrado se a cola entrar no plug
Quando a cola secar, se a sua adaptação for igual a minha, você pode passar um pedaço de fio por cima do micro USB, evitando que ele solte quando encaixar o cabo USB na peça . No primeiro teste que fiz ele soltou, por isso resolvi passar o pedaço de fio por cima. Conforme fui passando o fio, travei o mesmo na carcaça do mouse utilizando um ferro de solda. Essa dica de grudar o fio com o ferro de solda pode ser utilizada até para recuperar peças de plástico quebradas. Passando o fio por pontos principais da peça e travando com o ferro de solda fica muito resistente, se for possível ir puxando o fio com um alicate por exemplo, enquanto encosta o ferro de solda, fica muito mais firme, pois o fio ficará bem esticado nas bordas da peça.
Fio para reforçar a adaptação do micro USB fêmea
Passo 6  -  Soldando os fios do micro USB fêC
Agora que o micro USB fêmea já foi colado na carcaça do mouse e reforçado com o pedaço de fio, é só soldar os fios positivo e negativo na placa.
Soldando os fios positivo e negativo do micro USB fêmea nos polos da pilha
Como o padrão USB trabalha com 5 volts, e o mouse precisa de  apenas 1.5 volts, temos que colocar componentes em um lado do fio para reduzir a voltagem, você pode soldar os fios normalmente e cortar um lado onde você pode inserir os componentes para reduzir a voltagem.
Cortando o fio para inserir os componentes  para reduzir a voltagem
No procedimento utilizei led,  resistor e infravermelho de um controle remoto, porém você pode utilizar o componente que quiser, desde que a voltagem seja reduzida evitando danificar o aparelho, também evitando que a bateria ou pilha receba totalmente os 5 volts. Não sei se pode acabar ocorrendo uma explosão, porém é melhor não arriscar, procure utilizar a voltagem adequada para cada bateria.
Testando se os 5 volts estão chegando corretamente no aparelho.
Depois de soldar os fios que vem do micro USB, você pode testar com um multímetro se a voltagem chegará ao aparelho. Corte um lado dos fios e estanhe as pontas, eu cortei o fio vermelho, ( positivo) coloque o multímetro na escala de até  20 volts, conecte o USB em um carregado e encostes as pontas do multímetro nos fios que vem do micro USB. Se aparecer 5 Volts no micro USB está tudo Ok, agora é só ligar em série os componentes no fio vermelho, assim a carga passará pelos componentes diminuindo a mesma.
Ligação dos componentes em série
Perceba que o positivo do Led infravermelho foi ligado no lado do fio vermelho (positivo) que vem do micro USB fêmea. Logo em seguida temos o negativo do infravermelho, que deve ser ligado no positivo do próximo componente ou Led, assim sobrará novamente outra ponta negativa, que podemos ligar diretamente na placa ou solda mais um componente, até que a voltagem chegue ao que desejamos. Lembrando que esse procedimento foi feito mais para passar dicas, pois com um diodo ou apenas um componente conseguimos reduzir e deixar a voltagem adequada.Você não precisa utilizar, Led infravermelho, Led, resistor, utilizei apenas para exemplificar e demonstrar o procedimento, assim que encontrar o componente ideal para deixar a voltagem adequada sem tantos componentes, incluo as informações aqui.
Ligação em Série consiste em ligar o positivo de um componente com o negativo do outro, até sobrar uma ponta negativa e outra positivo 
O procedimento com led, resistor e Led infravermelho para reduzir a voltagem  foi algo experimental, vou verificar exatamente o melhor componente para recarregar a pilha e complemento as informações aqui assim que fizer o procedimento. A adaptação funcionou corretamente, porém está demorando bastante para recarregar a pilha, quero deixá-lo perfeito para uma melhor funcionalidade, a ideia principal do procedimento foi passada, que no caso é incluir o micro USB fêmea para conectar o cabo e os componentes de redução, espero que você consiga fazer sua adaptação.]
Se você for utilizar Led no procedimento, o lado "maior" do led é o negativo, e o menor é o positivo, conforme imagem a baixo:
Polaridade do led
Passo 7  -  Finalizando o procedimento e realizando testes
Depois de concluir e fixar todos os componentes dentro do aparelho é só fechá-lo conforme estava antes.
O led azul fica mais forte quando a bateria está descarregada, a medida que a pilha vai recarregando o led vai apagando, é uma boa referente para saber a carga da pilha, porém vou realizar melhorias no procedimento e em breve incluso mais informações aqui.
Esse procedimento realmente é uma gambiarra, é interessante que a adaptação seja realizado apenas por pessoas que possui conhecimento mínimo em solda, testes de voltagem etc...
Use sempre aparelhos de proteção como luvas, óculos, máscara, evitando inalar a fumaça gerada pelo estanho, evitando também cortes e queimaduras ao utilizar o estilete e ferro de solda, no caso da pistola de cola quente, quando você "derrama" muita cola em um único local, pode se tornar muito perigosa, pois o calor é maior e demora mais tempo para esfriar e secar, eu mesmo já me queimei a ponto de gerar uma grande ferida no meu dedo kkk, muito cuidado pessoal, essas são só mais algumas dicas do Canal Fazendo Arte para que você possa realizar suas gambiarras com o máximo de cuidado possível.
A adaptação ficou bem legal e útil, porém vou mudar os componentes utilizados, como disse, em breve volto nessa postagem para incluir mais informações dos componentes utilizado, estou pensando em deixar um led e colocar um diodo, removendo o Infravermelho e o resistor, estou pensado inclusive em colocar uma bateria mais forte, tipo bateria de celular ou de aparelhos tipo mp3, porém vou ter que reduzir a voltagem também, pois essas baterias geralmente trabalham com 3.7 volts. Essas são só mais algumas dicas do Canal Fazendo Arte, em breve volto aqui para mostrar como ficou.

E se eu não quiser colocar componente para reduzir a voltagem, posso?
Atualizando informação em 10/04/2019
Não é recomendado fazer o procedimento sem reduzir a voltagem, pois como sabemos o USB trabalha com 5 volts, já esses aparelhos geralmente trabalham com 3.7 volts, se for apenas uma pilha a voltagem é menor ainda, 1,5 volts, o perigo de danificar o aparelho ligando um cabo USB é maior ainda, porém fiz esse procedimento sem colocar componente algum em um babeador elétrico que trabalha com 3.7 volts, liguei os fios vermelho (positivo) e preto (negativo) diretamente, está funcionando dessa forma a uns 5 anos mais ou menos. Talvez não danificou por se tratar apenas de uma simples placa e um motorzinho, mas não é recomendado esse tipo de ligação.

Para mais detalhes do procedimento, assista o video postado no Canal Fazendo Arte, o video está disponível na playlist "ADAPTADORES E ADAPTAÇÕES", o título do video é: "Como colocar micro USB fêmea em aparelhos para recarregar com cabo USB"

Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios