Se você está procurando formas de fazer um ferro de solda utilizando coisas que pode ter em casa, talvez essa dica possa te ajudar. Desde que comecei a postar videos no Canal Fazendo Arte no Youtube, ( Link do Canal no final da postagem) um dos procedimentos que eu mais tentei fazer, porém sem sucesso, foi o ferro de solda caseiro. Recebi diversos comentários me pedindo pra fazer esse procedimento, inclusive os videos campeões me solicitando esse procedimento foram os videos onde eu
conserto fones de ouvido, diversas pessoas mencionaram que não tinham a maquina de soldar e os demais materiais para fazer os reparos nos fones de ouvido. Quem é que não ama ouvir suas músicas favoritas no celular utilizando fones de ouvido?
A parte ruim é que fones de ouvido com fio uma hora acaba quebrando, o ideal é comprar fone de ouvido
bluetooth totalmente sem fio. Pois bem, não desisti e continuei minha caçada a procura do ferro de solda caseiro "perfeito"kkk, e agora consegui fazer, não ficou com a aparência muito boa, mas em breve vamos melhorar ele, o importante é que derreteu o estanho tranquilamente, vamos aos passos do procedimento.
Passo 1 - Materiais para fazer o ferro de solda caseiro
Utilizei um material que deve ser bem difícil de encontrar por ai, a menos que você tenha uma pistola de cola quente danificada, e esse material é primordial para fazer o procedimento, pois ele é o material que vai permitir o aquecimento da nossa ponta de ferro de solda, que também é improvisada, esse material é um tipo de plástico resistente ao calor, os materiais são:
1 - Fita Kapton (vou pesquisar exatamente que material plástico é esse que encontramos na pistola de cola quente e fica envolvido na resistência, em breve incluo mais informações sobre ele aqui)
2 - Resistência de chuveiro
3 - Fonte de notebook ( 19 volts)
4 - Carcaças de toca fitas ou coisas parecidas
Tentei descrever todos os materiais que você pode utilizar, porém conforme mencionei no video postado no Canal, utilizei até uma seringa que utilizava para colocar tinta na minha impressora, vou pegando o que vejo pela frente quando estou fazendo as gambiarras do Canal Fazendo Arte kkkk.
O material que você mais deve ter dificuldade para encontrar, e também deve ser um dos mais importantes para o sucesso no procedimento e o "plástico Kapton".
|
Kapton é um tipo de material parecido com plástico resistente ao calor, ideal para fazer o ferro de solda caseiro |
Como mencionei, vou pesquisar mais sobre esse material, e também outros materiais com performance parecida, em breve, quando fizer o segundo video sobre ferro de solda caseiro, versão finalizada, incluo mais informação aqui, por enquanto vamos ficando com essas dicas de materiais e o procedimento.
Passo 2 - Como conseguir calor intenso na ponta do ferro de solda?
O ponto principal para que seu ferro de solda caseiro tenha uma eficiência excelente, é focar o calor na ponta do ferro de solda. Isso só é possível utilizando algum material que permita o contato "direto" da resistência com a peça que irá aquecer, e o único material que possibilitou isso foi o Kapton. Ao envolver o bit do jogo de chaves com o "plástico" amarelo Kapton mostrado no video, e em seguida dar algumas voltas no bit do jogo de chaves utilizando a resistência de chuveiro, conseguimos uma intensidade de calor muito boa na ponta do ferro de solda, isso que é importante em um ferro de solda, calor intenso na ponta do ferro.
|
Esquema para obter o melhor aquecimento da "ponta do ferro de solda" |
Passo 3 - Montando a estrutura do ferro de solda
Como esse procedimento é totalmente caseiro, dificilmente você terá na sua casa os mesmos materiais que utilizei no procedimento, porém você pode procurar por coisas parecidas. Como sempre falou quando estou fazendo alguma gambiarra no Canal Fazendo Arte, vou pegando os materiais que encontro pela frente. Peguei uma seringa que utilizava para colocar tinta na impressora. Na ponta da seringa fixei uma barra com rosca que utilizamos na gambiarra da máquina de pegar ursinho, acesse a playlist "RECICLAGEM" lá no Canal Fazendo Arte e confira esse procedimento também. Com a nossa base feita, na ponta da barra de ferro com rosca, fixei utilizando um arame, algumas partes de um toca fitas. Procurei algo que formasse uma espécie de garra, possibilitando aperto com um parafuso e fixação do bit juntamente com a resistência.
Você pode pensar que o calor poderia derreter a ponta de plástico da seringa, uma vez que está fixada na barra de ferro com rosca, porém a intensidade do calor não chega até essa área. Deixei o ferro de solda caseiro ligado por quase duas horas e realmente o calor não chega na ponta da seringa, porém o ideal para fazer o cabo do ferro de solda é um utilizar um material resistente ao calor.
Como disse, essa é nossa primeira versão do ferro de solda, em breve vou tentar fazer outro ferro de solda caseiro com uma estrutura melhor, o importante é travar a ponta do bit para que fique bem firme e focar o calor na ponta do ferro, você pode pegar como base a minha ideia para criar a sua estrutura.
Passo 4 - Ligando os fios da fonte de notebook
Realmente a ligação desse procedimento não tem segredo, simplesmente o que você tem que fazer é pegar o positivo e negativo da fonte e ligar um em cada ponta da resistência, isso fará com que ela aqueça. Utilize uma fonte de notebook velha, que ainda esteja funcionando, pois como a fonte esquenta de mais, provavelmente a vida útil dela estará comprometida. Quanto mais curto for o tamanho da resistência, mais a mesma esquenta, porém a fonte também esquentará mais.
|
Ligação dos fios da fonte de notebook na resistência, é só ligar um fio em cada ponta |
Conclusão
Pensei em postar anteriormente outras versões do ferro de solda caseiro, pois foi um procedimento muito pedido no Canal Fazendo Arte, porém não derretia muito bem o estanho. Fiz vários testes e essa ultima versão sem dúvida foi a melhor, conforme mostramos no video do Canal, o estanho derreteu perfeitamente, parecido inclusive com o meu ferro de solda de 50 Watts da Hikari.
Então é isso ai pessoal, essas são só algumas dicas para você pegar como base e fazer o seu ferro de solda.
Realmente o procedimento não tem segredo, é simplesmente ligar a resistência na fonte e tentar focar o calor intenso na ponta do ferro de solda, você pode também utilizar um prego de aço para substituir a ponta do ferro de solda, pois com vimos nos video com ideias para improvisar ponta de ferro de solda, e também na postagem que fizemos no
Web Fazendo Arte, coisas de aço derretem o estanho facilmente, acesse aqui.
Em breve voltarei nessa postagem para incluir mais informação e imagens da versão finalizada do ferro de solda caseiro, enquanto isso vou pesquisando outros materiais para fazer o procedimento. Pretendo trocar a fonte de notebook por uma fonte de um aparelho velho, como um video cassete, inclusive vou tentar acoplar uma refrigeração para que nosso ferro de solda caseiro possa ficar ligado por muito mais tempo, sem problemas de super aquecimento da fonte. Vou tentar também encontrar outros material que possa substituir o Kapton, pois não é muito fácil encontrar esse material por ai, a menos que você tenha uma pistola de cola quente queimada, ou aparelho similar.
Até mais pessoal, para mais detalhes do procedimento assista o video no Canal Fazendo Arte, o video do ferro de solda caseiro está na playlist "FERRO DE SOLDA" !!!