Dica mais recente

Será que a minha placa de video é fake? Não instala driver, artefatos na tela - Como encontrar o driver da placa? Como instalar placa de video em notebook?

Imagem
Quando compramos uma placa de video, ou qualquer outros tipos de peças para melhorarmos o nosso PC, a instalação do driver para que a placa funcione corretamente nem sempre é um problema, porém em algumas situações podemos ter uma certa dificuldade, principalmente se você estiver diante de uma GPU Fake por exemplo.  Há um tempo comprei uma placa de video Geforce 9800gt em uma loja do centro, que inclusive foi a placa de video mais "potente" que tive até hoje, pois como não tenho costume de jogar muito, nunca investi bem em transformar o meu PC em um PC gamer, essa placa me atendia legal na época.  Depois de algum tempo de uso a placa começou apresentar artefatos  no video quando precisava trabalhar a parte gráfica, o pc até ligava normalmente, porém era só tentar abrir algum jogo que a imagem ficava toda borrada. Ao tentar assistir qualquer video, tanto no Youtube, quanto em videos baixados da internet, apareciam de dois em dois pontinhos na tela, ligeiramente afastados um do

Como colocar bluetooth e entrada auxiliar p2 fêmea no rádio relógio AM/FM ou qualquer rádio - adaptando entrada auxiliar

Você tem um rádio relógio AM/FM que não utiliza mais, ou qualquer outro tipo de rádio e quer tentar colocar uma entra auxiliar para conectar seu celular por exemplo?
Talvez essa dica do Canal Fazendo Arte possa te ajudar, vamos lá!
Como se trata de uma gambiarra, talvez não fique com ótima qualidade de som, dependendo de como você venha fazer o procedimento, pois diferente do outro procedimento onde incluímos um aparelho bluetooth dentro de um micro sytem (o vídeo mostrando o procedimento está disponível na playlist BLUETOOTH E ADAPTAÇÕES, Canal Fazendo Arte no Youtube, link do  Canal no final da postagen, o título do video é: "Como adaptar dispositivo bluetooth no micro system pela "parte" do CD player do aparelho", acesse e confira) a qualidade do som nesse procedimento que fizemos a partir da entrada do CD player ficou perfeita, isso porque se tratava de uma "entrada auxiliar" legitima, com um toca fitas acredito que a qualidade seja perfeita também, pois segue o mesmo esquema da adaptação pela "parte do Cd player" do aparelho, claro, se o seu aparelho for todo "dividido" por dentro, ligado por cabos.
Fios vermelho, preto e branco ("som baixo") onde é feito a conexão entre a parte do CD player e a placa "principal" com o amplificador, gerando o "som alto"
Esse encaixe onde temos os fios vermelho, preto e branco é justamente o local onde é feita a conexão entre a parte do CD player e a placa principal, isso porque um micro system parece ser uma peça única, na verdade são diversos componentes "divididos em várias partes internamente", tem a parte do amplificador, a parte do rádio FM/AM, a parte do Usb/ cartão, do toca fitas nos aparelhos mais antigos, tem a parte do CD player, e assim por diante. Inclusive se for uma vitrola bem antiga, lá também existe essa conexão.



VEJA OS VIDEOS DAS PLAYLISTS NO YOUTUBE COM MAIS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS PARA VOCÊ, LINKS ABAIXO:

(PLAYLIST 1)
📱🖥️ PLAYLIST  TV smart caseira, TV BOX conserto de tv e outros......📱🖥️
https://youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLNt4_Kd2g9CGL3FYN67mBf



(PLAYLIST 2)

📱⬛ESPELHAR TELA DE CELULAR NA TV⚪📱 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJhN-Djc3TnSYzCtVMezHTY




(PLAYLIST 3)

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJP7lTfTgJKuRHbdb8P4aoM


(PLAYLIST 4)

📱🔋BATERIAS ADAPTAÇÕES EM APARELHOS🔋📱
https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHJb7OUAjmk-cQPsMjIBOf9X



(PLAYLIST 5)

📱📻PLAYLIST Bluetooth e adaptações📱📻https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHLEj7OJF723ISoXgMrgJZy3



(PLAYLIST 6)

📱💻PLACA DE VIDEO EM NOTEBOOK - EGPU📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI99DXgfDNrN3z2YdZBzxhB



(PLAYLIST 7)

📱💻PLAYLIST PC - trocar processador - Instalar SSD - Upgrade - memória ram - notebooks e pcs com defeito - Dicas e soluções📱💻 https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHIZwNrNfqPh1XGA3iIUNcvr



(PLAYLIST 8)

📱🧩Videos SELECIONADOS PARA VOCÊ🧩📱

https://www.youtube.com/playlist?list=PLt8nm0Il3MHI-QHibRgsQgcxZQFeNwxdp



















Adaptar bluetooth e cooler em um aparelho de som
Informação atualizada em 20/09/2019
Depois que adaptei um aparelho bluetooth em um micro system, meu irmão gostou da adaptação e pediu para fazer o procedimento no aparelho de som dele também. A ligação ficou praticamente a mesma que fiz no outro aparelho de som, o vide está na playlist Bluetooth e Adaptações, lá no Canal Fazendo Arte no Youtube, (Link do Canal no Final da postagem).
Esquema para ligação de dispositivos bluetooth em aparelhos de som
Para fazer a inclusão do cooler, da mesma forma que ligamos o dispositivo bluetooth na saída de 5 volts, ( cor cinza da imagem a cima) é só você fazer a inclusão do cooler de mesma voltagem.
Esquema para ligação do cooler e interruptor

Curiosidade
Para o pessoal que possui uma vitrola, (toca discos) e quer inserir uma entrada auxiliar para modernizar seu aparelho colocando bluetooth por exemplo, o mesmo esquema dos 3 fios pode ser seguido. Com isso, a qualidade do som sairá perfeita, pois se trata de uma "entrada" auxiliar genuína. Uma observação em relação a essa entrada de 3 fios, preto, vermelho e branco, é que ela trabalha com "som extremamente baixo", então talvez seja necessário colocar algum componente eletrônico para reduzir ainda mais o volume do som na saída de fone de ouvido, deixando a entrada bluetooth com mesma intensidade de som das outras "entradas" na placa principal, com a parte do toca ficas, parte do CD e etc...
Você pode fazer esse procedimento para aproveitar o amplificador, de repente o aparelho está parado sem utilidade, pois você não tem mais discos para tocar, assim você pode dar uma nova utilidade para o aparelho, fica muito legal.
Há, e uma curiosidade sobre toca discos, me lembro quando era criança que eu ficava brincando com o toca discos do meu pai. Com o aparelho desligado experimente e girar o disco com a mão e aproximar o ouvido, você consegue ouvir a música saindo pela agulha que faz a leitura mesmo com o aparelho desligado. Eu achava isso o máximo, para mim tudo era novidade quando criança, adorava fazer caixinhas de som reaproveitamo coisas, se naquela época já existisse Youtube, com certeza eu teria criado o Canal Fazendo Arte, pois eu era muito arteiro kkk, na verdade a internet estava começando a engatinhar.
Experimente fazer isso caso tenha um toca disco, só tome cuidado para não acabar arranham seus disco, que provavelmente é uma relíquia rsrs.

Esquema de um micro system
Exemplo da divisão dos componentes em um microsytem
Se conseguirmos encontrar o local onde e feita a conexão entre a parte do CD e a placa que amplifica o som, é só incluirmos ali o dispositivo desejado. Pode ser um dispositivo bluetooth, ou até mesmo um encaixe p2 fêmea para ligar seu celular por exemplo. Na verdade o procedimento pode ser feito em qualquer outra parte, como na conexão do toca fitas com o amplificador do micro system.
Mesmo se o micro system for formado por uma única placa por exemplo, sempre vai ter o local onde é gerado o "som baixo", então em algum local da placa existe a passagem desse som baixo para o amplificador. Utilizei as linhas preta e vermelha para que você consiga entender mais ou menos como funciona.
Lembrando que os textos do Web Fazendo Arte são relacionados a coisas que observo no meu dia a dia de gambiarra, porém procuro passar aqui informações 100% verídicas, a partir do que observo.

E esse procedimento para colocar a entrada auxiliar no Radio relógio AM/FM, como fazer para encontrar uma entrada auxiliar?
Vamos ver então como  você pode tentar encontrar uma entra auxiliar de qualquer parte da placa de rádio. No início do texto disse que talvez o som não fique com qualidade tão boa, dependendo dos "pontos" onde você venha soldas fios. Com diversos testes é até possível encontrar  dois pontos onde qualidade de som seja satisfatória, varia de aparelho para aparelho, no rádio relógio a qualidade do som até que ficou boa, encontrei pontos de entrada onde o som ficou mais agudo, mais grave, mais alto mais baixo, com ruído sem ruído, depende muito do local onde você vai soldar os fios, por isso frisei o texto todo que se trata de gambiarra, bem gambiarra mesmo, muito diferente de uma entrada auxiliar própria do aparelho, porém bem funcional, caso seu aparelho não tenha utilidade alguma, como no caso do rádio relógio utilizado no exemplo, ficou bem legal.

Como encontrar entrada auxiliar na placa

Passo 1
Para encontrar o local onde você pode incluir o p2 fêmea ou um dispositivo bluetooth por exemplo, abra o aparelho, deixe-o ligado enquanto realiza o procedimento (muito cuidado, principalmente se for ligado na tomada).  Só realize a abertura de um aparelho que vai ligado na tomada se tiver algum conhecimento no assunto, gosto sempre de passar essa informação porque a abertura de um simples rádio relógio e algo relativamente "inofensivo", porém se você vai realizar o procedimento em uma placa de televisão, daquelas antigas de tubo a coisa muda, isso porque o esse aparelhos trabalham com uma tensão altíssima, vou tentar fazer esse mesmo procedimento em uma televisão velha que tenho guardado, está ligando, porém não dá imagem, talvez ainda sirva para transformá-la em um amplificador.

Passo 2
Coloque o multímetro na escala de até 20 volts:
Geralmente a placa não trabalha com "alta voltagem", pois a corrente de 110 ou 220 volts passa pelo transformado, e na placa chega uns 12 volts mais ou menos, isso no caso do rádio relógio que utilizei no procedimento. Sempre lembrando que o procedimento é uma gambiarra, só faça se você tiver plena certeza do que está fazendo, pois pode levar um choque e também acabar danificando seu aparelho .

Passo 3
Agora com o multímetro na escala de até 20 volts, vá escolhendo os pontos para realizar os testes. Encoste a ponteira vermelha do multímetro em "qualquer" ponto da placa, e a ponteira preta em outro ponto, prefira pontos de solda longe da entrada de força na placa, aquela que vem do transformador. Esse procedimento não danificará se aparelho, pois você está medindo a tensão, porém se ao invés da escala de até 20 volts, esquecer na escala de continuidade, você causará um curto, cuidado.

Mesmo sabendo que a tensão na placa não é "muito alta", e provavelmente você não levará um choque (tome muito cuidado) evite tocar na placa quando a mesma estiver ligada na tomada, principalmente descalço, todo cuidado é pouco mesmo. 
No procedimento que fiz no rádio relógio, com ele ligado na tomada toquei em todos os pontos da placa, não levei choque, porém não recomendo de forma alguma você fazer isso, apenas procure os pontos onde você poderá colocar a entrada p2 fêmea auxiliar.
Perceba que na imagem anterior onde estava procurando os pontos para a entrada auxiliar, o multímetro apresentou 7.10 volts. De forma alguma eu poderia soldar os fios ali para incluir o aparelho bluetooth e o p2 fêmea, pois essa tensão de 7.10 volts seria enviada para o aparelho celular ou o dispositivo que eu quisesse amplificar a som, consequentemente danificaria o mesmo. 
Já na imagem abaixo eu poderia "tranquilamente" fazer o teste para verificar se sai som pelo alto falante quando conecto um aparelho, pois apresentou uma tensão baixa, totalmente nula.
Para realizar os teste você pode utilizar um celular que não tem mais utilidade para você, um mp3 antigo ou qualquer aparelho com saída para ligar fones de ouvido por exemplo.

Você ligou o aparelho e não saiu som com qualidade, ficou com ruído, ficou muito grave, muito agudou?
É só você procurar outro ponto com "tensão bem baixa" na placa, soldar os fios e ligar seu aparelho de teste. Repita o procedimento até encontrar um local onde o som saia com boa qualidade.
Esse procedimento só é necessário nesse tipo de aparelho porque ele que não possui nenhum local com entrada auxiliar, diferente do CD player que citei anteriormente, o procedimento foi muito mais fácil lá porque a entrada auxiliar já está "feita", só tive que incluir o aparelho bluetooth.

Passo 4
Depois de realizar diversos teste você conseguiu encontrar dois pontos onde o som ficou com ótima qualidade, agora é só soldar os fios nos pontos e incluir o que quiser, um p2 fêmea para ligar seu celular, um aparelho bluetooth, acredito que até um microfone vai sair som se inserido na entrada, não fiz o teste.


Qual o perigo ao realizar o procedimento?
Como os testes para  identificação dos "pontos de entrada auxiliar" devem ser feitos com o aparelho ligado, o perigo é você acabar danificando a placa do aparelho quando estiver fazendo as buscas. Ao encostar as pontas da placa, tenha muito cuidado para sempre encostar em pontos individuais, um a um, cuidado para não provocar um curto na placa unindo dois pontos incorretamente.


Posso fazer o procedimento sem testar com  um multímetro?
Não recomendo fazer o procedimento sem testar, pois se você ligar a saída de som do aparelho que está usando para teste em dois pontos que emite 5 ou 12 volts por exemplo, pode acabar danificando os dois aparelhos, realmente é importante saber se aqueles dois pontos não emitem uma voltagem alta, conforme mostramos o exemplo lá no video postado no Canal Fazendo Arte. Tenha cuidado, e use de preferência aparelhos que não tenham tanta "importância" ´para você, pode usar por exemplo aquele celular bem antigos, que quase não vemos mais as pessoas utilizando hoje em dia, eu mesmo tenho uma coleção deles. Você pode conectar um cabo p2 ou ligar direto na saída de onde vai ligado o alto falante, coloque para emitir algum som, tipo radio FM ou mp3, assim você já tem a sua base para começar os testes, muito cuidado ao realizar o procedimento.

Posso usar meu celular nos testes para encontrar os pontos da entrada auxiliar?
De forma alguma utilize seu celular para fazer testes, procure utilizar um aparelho velho que não utilize mais. Eu tenho meus aparelhos de teste, se vier a danificar o prejuízo é bem menor do que queimar meu smartphone pessoal.
Certifique-se que está tudo certo e não há perigo de danificar seu aparelho antes de conectar na entrada auxiliar "criada, só se você fizer os teste conetando via bluetooth como eu fiz no video do Canal Fazendo Arte, ai não tem problema.
Como frisei durante todo o texto e video postado no Canal, isso é uma gambiarra, e das bem gambiarra mesmo kkkk. tome muito cuidado ao realizar o procedimento.

Posso usar apenas o amplificador do aparelho?
Sim, é possível utilizar apenas chip amplificador e os componentes em volta dele, inclusive postei um video no Canal Fazendo Arte no YouTube para demonstrar, porém se você assistiu o vídeo, percebeu que a qualidade do som não ficou tão legal, ficou um pouco estourado.
Estou testando modos de encontrar a entrada de som, entrada de energia no Circuito Integrado, e a saída nos alto falantes, de modo que fique fácil para cada pessoa que quiser se aventurar nesse tipo de gambiarra. Em breve postarei mais videos relacionados a essas descobertas, até mesmo porque temos muitos e muitos amplificadores de potências e formatos diferentes, e para cada um, existe um esquema diferente.
Podemos encontrar o esquema de ligação de um aplificador no datasheet dele, é só você localizar o modelo do chip. Geralmente essa informação fica gravada em cima do componente, então você pesquisa o nome do componente mais a palavra datasheet na frente.
Como ainda estou testando formas de reaproveitar amplificadores de rádios em geral, abaixo vou deixar o esquema de alguns deles.
Esquema do amplificador UTC2822H

Postagens mais visitadas deste blog

Esquema das placas RF de Xbox 360 Slim, Super Slim e FAT/ Arcade para utilizar o Joystick no notebook ou computador

Como consertar fone de ouvido usando linha de costura/ cola quente / espaguete termo retrátil

Como consertar ou fazer cabo USB, identificando cores e posições dos fios